Numa época do ano em que os ovos são relacionados a uma série de simbolismos culturais, há também a possibilidade de apreciá-los como obras de arte. Uma exposição de Pisanki – a arte milenar de pintura em ovos – está aberta para visitação em Curitiba, no Bosque João Paulo II. São 180 peças nacionais e internacionais expostas, pertencentes ao acervo pessoal da coordenadora do Memorial da Imigração Polonesa, Danuta Lisicki. A exposição vai até o final de junho.
Segundo Danuta, a pintura dos ovos é comum na tradição de todos os povos eslavos e é característica do período da Páscoa. Uma das atrações que mais chama a atenção é uma pintura em ovo de avestruz, dos artistas Yara e Jorge Serathiuk, que chegou a ganhar concurso nacional promovido pela multinacional Pé Forte, uma empresa do ramo de criação de avestruz.
Podem ser encontradas peças com mais de setenta anos, de várias regiões da Polônia. Danuta afirma que cada região polonesa desenvolveu um estilo diferente. Há também obras de países como Hungria e Eslováquia, além de peças produzidas pelas gerações de imigrantes no Brasil.