Dentro de uma semana, as pessoas que buscarem um livro na Biblioteca Pública de Londrina não terão apenas lido novas histórias. A quem visitar esse espaço, serão apresentadas àquelas pessoas que programam, mês a mês, as atividades culturais oferecidas ao público. Os quadros, as fotos e as peças artesanais produzidas pelos funcionários da diretoria das bibliotecas municipais servirão como uma espécie de boas-vindas dos servidores aos usuários.
Londrina – Esta exposição, que ficará aberta à visitação a partir de amanhã (segunda-feira) a 31 de outubro, integra a série de atividades de valorização do servidor municipal marcadas para este mês. As peças podem ser vistas de segunda a sexta, das 8h às 19h, e aos sábados, das 8h às 13h. Segundo a técnica de Gestão Pública da Biblioteca Pública Municipal (avenida Rio de Janeiro, 413, centro) e coordenadora do evento, Ninfa Ciquini, os visitantes vão encontrar mais de 60 peças produzidas por 15 funcionários das bibliotecas da vila Nova, da região norte, da Gibiteca e da própria biblioteca central. “O material foi produzido durante o dia-a-dia deles, nas horas de folga, de lazer, como relaxamento mesmo”, disse Ninfa.
Crochê, tricô, bordado e até restauração de móveis vão compor o cenário produzido especialmente para a mostra. “Vamos utilizar as cadeiras verdes de jardim restauradas por uma das funcionárias para colocar todas as peças de tricô e crochê em cima, além de painéis para fotos e quadros.” A exposição deverá ser instalada no saguão de entrada da biblioteca. Vera Lúcia Ferraciolli Silva vai participar da exposição pela terceira vez. O tipo de arte escolhido pela funcionária da biblioteca retrata paisagens e sentimentos por meio de tintas e pincéis. Produzidas por lazer, como ela mesmo justificou, as telas que passam pelas mãos de Vera ganham paisagens pitorescas e até imagens insólitas do seu inconsciente. “Já pintei quadros de temas diferentes, mas os que estarão na exposição são todos abstratos.”
Para a funcionária, a oportunidade de mostrar o que produz resgata as relações com os usuários. “Isso é muito interessante. Mostra ao usuário o outro lado dos servidores”, lembrando que em todos os anos, as peças não costumam desagradar o gosto dos visitantes. “O pessoal é bem criativo. Cada um tem um dom e todos são muito caprichosos.” O gosto pela fotografia da diretora da Biblioteca Pública Municipal, Célia Gléria, também será exposto na mostra dos funcionários. Algumas imagens captadas em Fernando de Noronha (PE) poderão ser vistas pelos usuários nos painéis espalhados pelo saguão. Para Célia, o meio em que os funcionários das bibliotecas trabalham serviram como estímulo para que produzissem arte. “Eles ficam mais incentivados”, disse a diretora, ressaltando ainda a significativa importância da valorização do trabalho que cada um desenvolve em atividades como esta mostra. Beleza Dentro da programação de atividades do Dia do Servidor (28 de outubro), organizada durante todo o mês pela Prefeitura de Londrina, funcionários e funcionárias terão também um dia de beleza. Trata-se da parceria firmada com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), que vai oferecer amanhã a quem tiver interesse, serviços de corte de cabelo e escova.
O número de vagas é limitado. Trinta pessoas por hora podem agendar sua vez de ser atendido no prédio do Senac (rua Raposo Tavares, 894, região central).