As exportações de milho continuam em alta no Porto de Paranaguá. Desde janeiro o produto vem alcançando índices positivos de embarque, superando mês a mês as tonelagens de 2006. Na primeira quinzena de junho as exportações atingiram 1.851.931 toneladas, volume 35% maior do que o verificado no mesmo período do ano passado, quando foram exportadas 1.372.269 toneladas.
O aumento é similar ao verificado em todo o segmento de granéis sólidos, onde o milho é um dos carros-chefes da exportação, junto com outros produtos a granel como a soja, o farelo e o açúcar. No acumulado do ano foram embarcados 11,2 milhões de toneladas de mercadorias deste segmento, contra 8,1 milhões de toneladas no mesmo período do ano passado, com um crescimento de 35%.
O comércio mundial de milho em 2007 e 2008 deverá girar ao redor de 83 milhões de toneladas. Analistas apontam que a produção brasileira vem sendo estimada em 50 milhões de toneladas. A expectativa da Secretaria da Agricultura e Abastecimento é que a safra paranaense alcance cerca de oito milhões de toneladas.