Explosão solar aumenta necessidade de protetor solar

Com a explosão solar ocorrida na última semana, os dermatologistas reforçam a orientação para a população usar filtro solar diariamente. Uma massa da coroa do sol foi expelida e entrou na atmosfera.

Por isso, segundo especialistas, o nível de radiação aumentou, afetando as telecomunicações -como sinais de celular e emissoras de rádio e televisão – e também a saúde da população.

“As pessoas devem evitar a exposição ao sol no período de 10h às 16h, usar protetor, roupas leves e chapéu”, recomenda a dermatologista Ewalda Stahlke. De acordo com a médica, o número de pessoas conscientes do que precisam fazer para se proteger do sol aumentou nos últimos anos. “Metade das pessoas que procuram atendimento médico usa filtro solar e conhece os cuidados que deve ter para evitar problemas de pele no futuro”, diz.

No entanto, essa prática não é exclusiva dos dias quentes e ensolarados. A médica lembra que os protetores não devem ser usados apenas quando vão à piscina ou praia, mas deve ser aplicado mesmo nos dias nublados. Além disso, radiação da tela do computador, televisão e luzes fluorescentes também podem causar manchas e o envelhecimento da pele.

Reaplicar o filtro a cada duas horas é fundamental para que a proteção seja em tempo integral. Segundo a médica, filtros solares com fatores menores exigem que sejam reaplicados em intervalos menores de tempo. “A escolha pelo fator deve levar em consideração o tipo de pele e a primeira aplicação tem que ser feita em casa, longe dos raios solares”, explica.

Câncer

De acordo com a dermatologista, atualmente, os casos de câncer de pele tratados precocemente apresentam quase 100% de cura. “Estar atento a manchas, pintas e outras lesões que demoram a cicatrizar ajuda muito no diagnóstico e tratamento da doença. Por isso, o ideal é procurar um especialista para que seja feita uma análise de cada caso”, orienta.

Voltar ao topo