Uma loja de fogos de artifício ficou totalmente destruída em uma explosão na madrugada de ontem, por volta das 3h, na Rua Silva Jardim, 403, em Ponta Grossa. Ninguém ficou ferido. Com a violência da explosão, os destroços chegaram a cerca de 150 metros, atingindo uma oficina mecânica, que também foi destruída. Seis veículos que estavam na oficina foram parcialmente atingidos pelos destroços. Houve um princípio de incêndio em um depósito de medicamentos e em uma residência localizados próximo à loja, que foi controlado rapidamente pelos bombeiros.
Logo depois da explosão, um incêndio tomou conta da loja Polo Fogos. Os bombeiros levaram cerca de uma hora para controlar as chamas. De acordo com o tenente do Corpo de Bombeiros de Ponta Grossa José Prado Spak, o fogo aumentou ainda mais por conta de explosões paralelas de alguns fogos de artifício, que não explodiram inicialmente. O tenente não informou o tamanho do estoque da loja. ?Imaginamos que havia uma grande quantidade de fogos lá dentro, pois impressiona ver a destruição. Ainda mais nesta época do ano, que se vende mais esse tipo de produto. Por sorte foi de madrugada e não havia ninguém por perto?, afirmou.
Segundo ele, situações como essa são de alto risco até mesmo para os bombeiros. ?Para você ter uma idéia, temos relatos de moradores de bairros mais afastados do centro que também ouviram a explosão?, disse. Vidros de um supermercado próximo foram quebrados com o impacto da explosão.
Ainda não se sabe o motivo da explosão. A Polícia Científica esteve no local para fazer uma avaliação. O laudo deverá ficar pronto nos próximos dias. De acordo com o tenente Spak, nunca ocorreu uma explosão tão assustadora em Ponta Grossa. Em Curitiba, há cerca de dez anos, uma outra casa de fogos, a Lanza, localizada na Avenida Visconde de Guarapuava, também explodiu, deixando vítimas fatais.
Cerca de 25 bombeiros trabalharam no controle do incêndio em Ponta Grossa. O quartel dos bombeiros se localiza a cerca de um quilômetro da loja, o que facilitou o deslocamento. Foram utilizados quatro caminhões de incêndio. Os bombeiros ainda faziam trabalhos de rescaldo ontem à tarde. Pelo menos seis policiais militares e sete guardas municipais também prestaram apoio.