Exército vai pavimentar Estrada do Cerne

O 10.º Batalhão de Engenharia de Construção do Exército, sediado em Lages (SC), deve entregar ao governo do Paraná, no início do próximo mês, um projeto de execução de obras de pavimentação de 16 quilômetros na Estrada do Cerne, PR-090, entre os municípios de Campo Magro e Piraí do Sul.

O projeto vem sendo elaborado há cerca de quatro meses, após a realização de um convênio entre o Exército e o governo. Depois que ele for entregue e aprovado, um novo convênio deve ser realizado para que tenha início a execução. ?Já realizamos um levantamento topográfico e do solo presente na região. No momento, estamos fazendo um levantamento de custos, que deve ser concluído em meados da próxima semana?, diz o coronel do 10.º Batalhão, Daniel de Almeida Dantas.

Segundo ele, a pavimentação da estrada vai trazer uma série de benefícios à comunidade local, além de favorecer o comércio e fomentar o turismo, integrando a região a outras do Estado e promovendo um maior crescimento econômico. ?Transitar por uma estrada pavimentada é bem melhor do que andar por uma via cheia de buracos e poeira. As obras vão proporcionar uma série de confortos aos moradores próximos da PR.?

Outra vantagem, na opinião do coronel, é que com a execução da pavimentação, o Exército vai ter oportunidade de treinar seu pessoal. ?Os militares vão poder se qualificar nas atividades de construção. É uma ótima oportunidade de obter informações e adquirir conhecimentos sobre o assunto.?

Moradores

Quem mora ou trabalha perto da Estrada do Cerne se diz contente com a entrega do projeto. É o caso do comerciante Elias Ribeiro, que já perdeu as contas de quanto gastou com o conserto de seu carro por ter que transitar pela via não pavimentada. ?Meu carro está sempre quebrado e a casa fica o tempo todo cheia de poeira. Não vejo a hora de a pavimentação ser realizada.?

A também comerciante Virgínia Nalepa espera que após a conclusão das obras o movimento em sua mercearia, localizada bem na beira da estrada, aumente consideravelmente. ?Com a estrada do jeito que está, muita gente deixa de morar perto dela ou mesmo passear pela região. Acredito que, com a pavimentação realizada, o fluxo de pessoas seja maior, conseqüentemente gerando maior movimento em meu estabelecimento?, afirma.

O empresário Rogério Luiz Cumin, que possui uma empresa de alimentos na estrada, vê como principal benefício das obras o incremento da atividade turística em Campo Magro. ?A região tem muitas belezas naturais, como cachoeiras e áreas propícias à prática de esportes radicais. Porém, devido à estrada, pouca gente conhece esses atrativos.?

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo