Equipes de engenharia do Exército brasileiro detonaram ontem uma rocha que atrapalhava a continuação das obras de pavimentação da Estrada do Cerne (PR-090) no distrito de Bateias, município de Campo Largo. Os serviços estão sendo executados pelo 10.º Batalhão de Engenharia de Construção do Exército desde o início de fevereiro. Na primeira etapa do projeto está prevista a pavimentação de 16 quilômetros de estrada, trecho que deve ficar pronto até o primeiro semestre de 2007. O investimento nesta etapa é de R$ 8,7 milhões.
Para o secretário estadual dos Transportes, Rogério Tizzot, a obra é importante para a economia do Estado, pois assim que acabada será uma alternativa não pedagiada à BR-376, que liga Curitiba ao norte do Estado, no sentido de Ponta Grossa, Apucarana e Londrina. Aguardada desde a década de 60, a pavimentação – uma das históricas reivindicações do setor de cargas do Estado – deve voltar a movimentar a região, que atualmente se vê dependente da indústria madeireira e de calcário.
Explosão
Nesta fase, o exército realiza o asfaltamento dos primeiros 16 quilômetros dos 123 quilômetros da rodovia que ainda não possuem asfalto, no trecho de que liga Campo Largo, Campo Magro até a segunda ponte do Rio do Cerne. ?A explosão estava prevista no projeto da obra. É necessária para que sejam obedecidos determinados padrões de geometria da rodovia. A camada da rocha foi retirada para que a estrada permaneça com seu dimensionamento correto, já que é um trecho em curva e que possui uma inclinação considerável?, explica Tizzot.
Na detonação dos 1,2 mil metros cúbicos que formavam o complexo rochoso, foram utilizados 250 quilos de dinamite. A retirada dos destroços, capazes de preencher 86 caminhões deve levar dois dias. ?O material já tem destino certo. Uma parte iremos utilizar para conter erosões ao longo da rodovia e outra para fazer aterros?, explicou Tizzot. A explosão foi a primeira realizada na via. Com o andamento da pavimentação outras detonações também devem ocorrer, mas de menor proporção. ?Buscaremos respeitar um traçado confortável para os usuários?, informa o secretário.
A Estrada do Cerne foi a principal obra da década de 1930, época em que foi considerada ?a maior rodovia que se construiu no Paraná em todos os tempos?. Faz a ligação entre o Sul e o Norte do Estado, passando por diversos municípios, entre eles Curitiba, Campo Magro, Piraí do Sul, Ventania, São Jerônimo da Serra, Jataizinho, Bela Vista do Paraíso e Alvorada do Sul, já na divisa com São Paulo. No início dos anos 60, com a abertura da Rodovia do Café, inteiramente asfaltada entre Ponta Grossa e Apucarana, o tráfego mais intenso deixou de lado a Estrada do Cerne, que começou a perder a importância, juntamente com quase toda a região por ela servida.