Ontem foi um dia de festa para o Exército brasileiro. Em diversos quartéis do País foram realizadas solenidades para comemorar o 358.º aniversário da instituição. Em Curitiba, uma cerimônia foi realizada na sede do Comando da 5.º Região Militar, no bairro Pinheirinho.
"Comemorar o próprio aniversário é uma tradição do Exército. Fazemos isso com o objetivo de manter viva nossa memória e mostrar a importância de nossos trabalhos", comentou o comandante da 5.ª Região Militar, general-de-divisão Túlio Cherem.
O dia 19 de abril foi instituído recentemente como aniversário oficial do Exército. A data foi escolhida porque neste dia, há 358 anos, brancos, negros e índios se uniram, em Guararapes, no Estado de Pernambuco, para expulsar invasores holandeses. "Foi a primeira manifestação organizada do povo brasileiro e que simbolizou a formação de um exército", explicou o general.
Durante a solenidade na capital paranaense, foi lida a ordem do dia e entregues medalhas a civis e militares, como de honra ao mérito, tempo de serviço e mérito amazônico (para soldados que serviram na Amazônia por mais de dois anos).
O secretário de Estado da Segurança Pública, Luiz Fernando Delazari, também foi homenageado. Ele recebeu um diploma de colaborador emérito do Exército.
"Fico muito feliz em receber essa homenagem, pois o Exército e a secretaria possuem a mesma finalidade, que é trabalhar em prol da segurança pública. O Exército busca a segurança da nação brasileira e a secretaria a dos cidadãos dentro do Estado do Paraná", afirmou Delazari.