Com a ajuda de soldados do Exército Brasileiro, a Prefeitura de Curitiba vai plantar nesta terça-feira (5), 275 árvores nativas no Passeio Público. As novas mudas vão substituir algumas árvores removidas por questão de segurança. Além de serem espécies invasoras, as árvores estavam com risco de queda.
O plantio será feito por 30 soldados e mais 10 funcionários da Secretaria Municipal do Meio Ambiente. Antes do plantio, técnicos do Meio Ambiente farão uma palestra para os soldados sobre os danos das espécies invasoras ao meio ambiente, e a importância de substituí-las por plantas nativas.
“É um apoio importante que recebemos do Exército. O trabalho que levaria de três a quatro dias vai ser feito em um dia só”, diz assessor técnico do Departamento de Parques e Praças da Secretaria do Meio Ambiente, José Roberto Roloff.
Foram escolhidas 12 espécies para o plantio: araçá, guabirova, jacarandá, jerivá, ipê amarelo gigante, ingá, pau-ferro, pinheiro-bravo, pitanga, quaresmeira, tarumã e timbozinho. As novas espécies fornecem frutos e flores que atraem pássaros e insetos, além de copada para ninhos.
As plantas selecionadas são as mesmas que estão sendo plantadas em outros parques da cidade, como Caiuá, Diadema, Tropeiros, Cambuí, Bosque da Fazendinha, Barigui e Tanguá.