O exame de dosagem alcoólica feita pelo Instituto Médico-Legal do Paraná na amostra de sangue do deputado Fernando Ribas Carli Filho comprovou que ele estava embriagado na madrugada do acidente que matou dois jovens em Curitiba. De acordo com o resultado, havia no sangue do deputado 7,8 decigramas de álcool, por litro de sangue. Para o Código de Trânsito, artigo 306, 6 decigramas já são considerados crime.
O sangue examinado pelo IML foi coletado pelo Hospital Evangélico para exames clínicos e solicitado pela Delegacia de Delitos de Trânsito (Dedetran) para que fosse feito o exame de dosagem alcoólica. Segundo informações contidas no inquérito, o sangue teria sido colhido cerca de duas horas depois de o deputado ter deixado o restaurante, em que estava antes do acidente, ocorrido em 7 de maio.
“Hoje é possível informar com 100% de certeza que o deputado estava sob influência alcoólica no momento da colisão”, disse o delegado Armando Braga, da Dedetran.
Em virtude de o deputado possuir a prerrogativa de foro privilegiado, o processo agora é presidido por um desembargador do Órgão Especial do Tribunal de Justiça, mas a Dedetran está mantida para a realização das investigações. “O Ministério Público, após examinar os autos do inquérito, classificou o trabalho da polícia como bastante técnico, rigoroso e com total isenção na sua condução”, lembrou Braga.
Agora restam os resultados dos demais laudos periciais, como o de levantamento de local de morte, que possibilitará compreender a dinâmica da colisão e a possível velocidade dos veículos envolvidos. Também resta o resultado do laudo de necropsia das vítimas. Ainda nesta semana a polícia pretende realizar a reconstituição do acidente. “Continuaremos buscando outros depoimentos e realizando outras diligências que possam contribuir para a investigação policial”, disse Braga.
A colisão aconteceu na madrugada de 7 de maio, na esquinas das ruas Monsenhor Ivo Zanlorenzi com a Paulo Gorski, no bairro Mossunguê. O veículo do deputado, o Passat placas ANR-0097 trafegava pela Monsenhor Ivo Zanlorenzi. O outro veículo, um Honda Fit, BEK-9253, conduzido por Gilmar Rafael Souza Yared, 26, e tendo como passageiro Carlos Murilo de Almeida, 20, trafegava pela Paulo Gosrski, e foi atingido pelo veículo do deputado após fazer uma conversão à esquerda na Monsenhor Ivo Zanlorenzi.