Reformulação do exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e maior valorização dos docentes que atuam nas escolas de direito foram algumas sugestões feitas pelo ex-juiz e diretor das Faculdades Unificadas de Foz do Iguaçu (Unifoz), Sílvio de Salvo Venosa, para melhorar a qualificação dos advogados. Além disso, ele defende que é preciso mudar a mentalidade dos estudantes, que já entram na faculdade pensando no emprego público. Venosa esteve em Curitiba para falar com alunos de duas universidades em comemoração ao Dia do Advogado.
A busca crescente por concursos públicos, visando apenas à estabilidade, em detrimento de uma atividade mais marcante na iniciativa privada, no entendimento de Venosa, demonstra uma repetição das velhas estruturas. ?O emprego público passa a ser um encosto, adotado por pessoas sem vocação e profissionalismo?, afirmou, acrescentando que isso é uma situação grave que esbarra diretamente na qualidade do atendimento à sociedade. ?Enquanto não mudar essa realidade, não teremos bons magistrados?, comentou.
Outra situação conflitante apontada por Venosa é a falta de valorização dos mestres e doutores que se dedicam à docência. ?Nós estamos perdendo profissionais valiosos devido aos baixos salários. Se esse profissional tivesse só o primeiro grau, ele seria presidente.?