Evitar a proliferação de bactérias é tarefa de todos

Prevenir a infecção por germes, bactérias e vírus em hospitais não é tarefa apenas para profissionais de saúde. Com atitudes simples, como lavar bem as mãos, pacientes e visitantes também podem ajudar a impedir a proliferação de doenças em ambiente hospitalar. A orientação a todas as pessoas que frequentam os hospitais, clínicas e postos de saúde será reforçada com a proximidade do Dia Nacional de Combate à Infecção Hospitalar, celebrado nesta quarta-feira, dia 15 de maio.

Segundo a enfermeira Izelândia Veroneze, chefe do Serviço de Controle de Infecções do Hospital de Clínicas (HC), em Curitiba, ainda há resistência a algumas iniciativas básicas. “Higienizar corretamente as mãos é a principal medida para o controle de infecções. É a atitude mais simples e uma das mais difíceis de conseguir adesão dos profissionais de saúde”, afirma. Por isso, o HC lançará a Campanha de Higienização de Mãos. “Todos os dias recebemos pessoas diferentes, seja pacientes, funcionários ou residentes. O ideal é que tudo isso comece a ser ensinado na escola”, diz Izelândia.

A higienização simples das mãos, como água e sabonete líquido, é capaz de evitar a maioria das situações propícias às infecções. Inclusive nos casos das bactérias mais resistentes, como a KPC, também chamada superbactéria, devido à sua imunidade aos antibióticos.

Porém, há outras medidas importantes que devem ser tomadas por quem trabalha ou frequenta um hospital. “Internamente, existem medidas como o isolamento de pacientes infectados, limpeza e desinfecção de ambientes e treinamento contínuo. Mas os visitantes também precisam contribuir, com atitudes simples, como não sentar na cama do paciente”, explica a enfermeira.

Já para o paciente, a orientação é estar sempre atento. “Ele tem que participar, inclusive alertando os profissionais de saúde. Deve sempre se manifestar se alguém for atendê-lo sem a correta higienização das mãos. Dessa forma, ele pode ajudar muito com essa mudança de cultura, ainda necessária no Brasil”, ressalta.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo