A modernização do Estado por meio do uso inteligente das soluções de tecnologia da informação e comunicação foi o tema que marcou a abertura da 117ª reunião ordinária do Conselho das Associadas da Abep (Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação), na manhã desta quinta-feira (9), em Curitiba.

continua após a publicidade

Representantes de 26 estatais congêneres da Companhia de Informática do Paraná (Celepar) participam de debates sobre o uso da informática pública a serviço da melhoria contínua da qualidade de vida do cidadão.

Representando o governador Beto Richa no evento, o secretário do Planejamento e Coordenação Geral, Cassio Taniguchi – presidente do Conselho de Administração da Celepar e do Conselho Estadual de Informação e Telecomunicações (Cosit) -, ressaltou o importante papel das novas tecnologias para o desenvolvimento social e econômico do País.

“O uso da tecnologia vai mudar os paradigmas em relação à saúde, educação e segurança, pilares fundamentais desta gestão. Este é um dos grandes objetivos deste governo”, destacou Taniguchi.

continua após a publicidade

A Secretaria de Infraestrutura e Logísitca, de acordo com seu titular, José Richa Filho, é uma das grandes usuárias no governo de soluções de tecnologia de informação e comunicação.

“É uma atividade fundamental para a gestão das nossas ações”, disse. O secretário lembrou que vários setores do governo estão sendo modernizados, “num grande programa de investimentos iniciado no ano passado”.

continua após a publicidade

“O gerenciamento do Estado moderno brasileiro depende do desenvolvimento de questões debatidas aqui”, afirmou o secretário da Fazenda, Luiz Carlos Hauly, também presente no primeiro dia de trabalho. Hauly defendeu a necessidade de investimentos no setor, “para que o Paraná recupere o tempo perdido”. Ele lembrou que o governo está investindo cerca de R$ 500 milhões em soluções voltadas à modernidade da gestão pública paranaense.

Organização – A organização da reunião da Abep está a cargo da Celepar, a empresa pioneira entre as congêneres do setor, com 47 anos de atividade. “Se fosse definir o papel da nossa entidade, diria que temos que trabalhar cada vez mais no desenvolvimento de soluções voltadas a propiciar serviços públicos mais ágeis e eficazes, que gerem qualidade de vida à população”, destacou o presidente Jacson Carvalho Leite.

Segundo ele, a Celepar está voltada à simplificação e melhoria dos serviços públicos, interligando toda a estrutura administrativa do Estado, através da tecnologia da informação e comunicação. Atualmente, Jacson Leite responde pela presidência do Conselho Fiscal da entidade.

A coordenação dos trabalhos em Curitiba está a cargo do presidente do Conselho de Associadas da Abep, Joaquim José Fernandes da Costa (ATI/PE). Segundo ele, as questões debatidas entre os diferentes representantes brasileiros contribuem para o desenvolvimento coletivo.

“Aqui nós não somos concorrentes. Trabalhamos em conjunto na discussão de questões importantes para o crescimento de cada Estado. Há um grande espírito de colaboração”, disse.

Eleição – O primeiro assunto da manhã desta sexta-feira (10) será a eleição da nova diretoria da entidade, para a gestão 2012/2013. Outro assunto importante na pauta do segundo dia dos trabalhos é a definição do tema do Seminário Nacional de TIC para gestão pública, previsto para os dias 19, 20 e 21 de setembro, em Gramado (RS)