Todos os anos, o Departamento Nacional de Vistos dos EUA sorteia, entre cidadãos de diversos países do mundo, cerca de 55 mil vistos de residência permanente (greencards). Qualquer pessoa que for selecionada receberá notificação do governo americano e poderá dar início ao processo de solicitação de residência permanente nos EUA. Se a solicitação for aceita, o contemplado será autorizado a estudar, trabalhar e morar nos EUA, ou, se preferir, ter apenas o direito de ir e vir sem necessidade de pedir visto de turista. Os sorteados também poderão levar cônjuge e filhos solteiros menores de 21 anos.

O portador do greencard tem os mesmos direitos e benefícios de um cidadão americano, apenas não podendo votar nem candidatar-se à Presidência. Depois de cinco anos, é possível entrar com pedido de cidadania americana. A loteria de vistos foi criada para aumentar a diversidade da população dos EUA, por isso países com altas taxas de imigração para os EUA, como México e Reino Unido, não podem participar do sorteio.

Do total de inscrições enviadas, pelo menos 40% são invalidadas antes mesmo do sorteio. Isso ocorre porque a ficha de inscrição tem muitas regras e qualquer descuido pode anulá-la. As dificuldades vão desde o tamanho do envelope até a ordem de preenchimento, passando pela necessidade de conhecimentos da língua inglesa para o pleno entendimento das regras.

Mais informações sobre o sorteio dos greencards podem ser obtidas no site www.cadeusa.com.br.

continua após a publicidade

continua após a publicidade