O presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Armando Monteiro Neto, esteve em Curitiba nesta sexta-feira (15) visitando as instalações da Olimpíada do Conhecimento 2008, maior competição de educação profissional das Américas, e congratulou a realização da etapa nacional na capital paranaense.
“Aqui a gente nota que o evento realmente adquiriu um nível de excelência fantástico. Eu diria que alcançamos um dos mais altos níveis da história da Olimpíada. É a quinta Olimpíada e eu acho que nesse quinto ano tivemos um amadurecimento e um momento de excelência da Olimpíada”, afirmou Monteiro Neto.
A etapa de Curitiba da Olimpíada do Conhecimento 2008, realizada pelo Senai em parceria com o Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), acontece até domingo (17), quando acontece a cerimônia de premiação, no Cietep.
O presidente da CNI ressaltou a importância da parceria entre as indústrias brasileiras e o Senai: “Aqui estão as empresas, os equipamentos que as empresas cedem para que as provas se realizem. Essa interface do Sistema Indústria com o sistema empresarial de um lado e os jovens de outro eu diria que é o nosso papel: aproximar o mundo do trabalho das empresas”, disse. Para Monteiro Neto, a indústria brasileira passou por um indiscutível avanço nos últimos 70 anos. “Isso só foi possível porque houve um grande esforço das empresas no sentido de capacitar seu capital humano. O Sistema Senai cumpriu um importante papel ao longo desses anos, já que durante seis décadas realizou programas continuados de formação, de capacitação e de difusão tecnológica”.
“A tecnologia é uma variável obrigatória na equação do desenvolvimento”, afirmou o presidente do Sistema Fiep, Rodrigo da Rocha Loures. “E nesse ponto o Senai é campeão. Ele traz uma experiência de mais de 65 anos de pesquisa aplicada ao desenvolvimento, e esse acervo enorme de conhecimento é distribuído pelo Brasil inteiro”, completou. Rocha Loures acompanhou o presidente da CNI na visita às instalações da Olimpíada do Conhecimento, cujas provas acontecem até sábado (17) na Universidade Positivo. “A Olimpíada do Conhecimento superou todas as nossas expectativas, pela qualidade das representações e pela receptividade dos estudantes. O mais importante é que foi passado o valor maior de se ter qualidade em tudo o que se faz”, afirmou o presidente da Fiep.
Armando Monteiro Neto preferiu não fazer previsões sobre o desempenho dos estudantes brasileiros na World Skills, competição mundial de educação profissional, que acontece ano que vem no Canadá, mas acenou com um palpite otimista: “Nós temos um histórico de bom desempenho nesses torneios internacionais. Agora, apostar ou fazer previsões sobre a nossa colocação, eu não arriscaria. Mas diria o seguinte: mais uma vez o Brasil vai se apresentar muito bem. Espero que sejamos campeões. Se depender do nosso empenho, imagino que o Brasil possa ter condições de ser campeão desse torneio”.