A Bacia do Rio Iguaçu será a primeira a ser contemplada pelo programa Zoneamento Ecológico Econômico do Paraná (ZEE). O estudo, que reúne informações ambientais e econômicas, deve ficar pronto na metade do próximo ano e vai orientar a instalação de atividades potencialmente impactantes, como a construção de usinas hidrelétricas. Só para o Rio Iguaçu há 35 solicitações.
O secretário de Estado do Meio Ambiente, Rasca Rodrigues, explica que o estudo começou a ser elaborado há três anos e reúne uma série de informações, como cartas de solo, mapeamento de bacias hidrográficas e tipos de solo, planos diretores municipais e o potencial econômico.
O estudo vai levantar todas as características das 16 bacias hidrográficas do Estado e definir as atividades e projetos que serão permitidos em cada lugar. ?Assim é possível um equilíbrio entre a preservação e uso sustentável dos recursos naturais e o desenvolvimento econômico?, explica Rasca.
O zonemaento foi instituído em 1991 pelo Ministério do Meio Ambiente, sendo obrigatório para todos os estados. O zoneamento da Bacia do Iguaçu deve ficar pronto em meados de 2008, mas o programa estadual deve ficar pronto só em 2010.