O Sebrae/PR promove em Curitiba, nesta quinta-feira, dia 12, a partir das 9 horas, um seminário para a apresentação de resultados de um estudo de segmentação do turismo na região conhecida como Rotas do Pinhão, que envolve atrativos sediados em Curitiba e Região Metropolitana. O encontro vai ser na sede da entidade, no bairro Prado Velho.

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Representantes de 89 micro e pequenas empresas mapeadas pelo estudo são o público-alvo do evento. Também foram convidados participantes de outros empreendimentos que tenham interesse em integrar a rede de empresas de turismo que está sendo formada na região, e ainda representantes de entidades que atuam na Região Metropolitana, como Associação Municipal da Região Metropolitana de Curitiba (Assomec) e Secretaria Municipal de Assuntos Metropolitanos da Prefeitura Municipal de Curitiba (SMAM).

Pela manhã, estão previstas a palestra “Oportunidades e Tendências da Copa 2014” e, logo após, a divulgação das principais conclusões do estudo e a proposta da formação de uma rede de empresas da Rotas do Pinhão. À tarde, os empresários participarão de ‘clínicas empresariais’, que são consultorias individuais com duração de 30 minutos. Os participantes poderão escolher até dois temas dentre as opções: gestão e finanças no turismo; divulgação de produtos e serviços turísticos; boas práticas de segurança para atividades ao ar livre; recursos humanos; formação de equipes e contratação; boas práticas na fabricação e manipulação de alimentos e formalização de empreendimentos turísticos.

O estudo de segmentação do turismo na Rotas do Pinhão foi realizado pelo Sebrae/PR em parceria com o Fórum Metropolitano de Turismo e a Secretaria de Estado do Turismo (SETU). A consultora do Sebrae/PR, Patrícia Albanez, diz que o objetivo do levantamento é a diversificação da oferta de produtos e a qualificação dos empreendimentos. “O diagnóstico aponta a oferta e a demanda de produtos turísticos na Região Metropolitana. A partir dos resultados, é possível identificar oportunidades de negócio e potencializar os atrativos.”

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Aldo Cesar Carvalho, coordenador estadual de Turismo do Sebrae/PR, conta que a iniciativa de se mapear os produtos e serviços turísticos na Grande Curitiba é uma ação do Projeto Sebrae/PR 2014, para orientar empreendedores e empresários sobre as oportunidades de negócios que serão geradas antes, durante e depois da Copa do Mundo de 2014. Curitiba é uma das cidades-sede dos jogos.

O gestor explica que as empresas que se integrarem à rede empresarial da Rotas do Pinhão terão acompanhamento do Sebrae/PR e parceiros. “A proposta do plano de trabalho é atuar tanto no desenvolvimento e qualificação individual das empresas quanto do setor, de forma a estimular a comercialização conjunta da rota. O projeto deve contribuir para que a Rota do Pinhão tenha um foco ainda mais profissional”, destaca Aldo Carvalho.

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Patrícia Albanez esclarece que a rede de empresas, que será iniciada ao final do evento, é uma das soluções propostas pelo Projeto Sebrae/PR 2014 para que os empreendedores consigam se inserir num contexto maior do que o da pequena empresa. “Unidos, os empresários poderão trabalhar ações de mercado maiores, buscar outros públicos e alternativas de capacitação”, compreende.

Para a consultora do Sebrae/PR, a organização da iniciativa privada na região Rotas do Pinhão pode trazer inúmeros benefícios para os empresários, municípios e turistas locais que terão à disposição opções de turismo e lazer mais qualificadas. “Se os empresários do trade turístico se unirem, podem conquistar, inclusive, uma linha de turismo metropolitana”, observa Patrícia Albanez.

Aldo Carvalho acrescenta que o estudo mostra algumas surpresas, como uma forte presença de empresas dedicadas à realização de eventos nos municípios avaliados. Segundo o coordenador, a segmentação permite conhecer os tipos de turismo existentes. “A compreensão da vocação turística de cada localidade permite estabelecer ações de melhoria, qualificação e planejar melhor o acesso ao mercado”, aponta.

As cidades do entorno e a capital do Paraná concentram uma população de mais de 3 milhões de habitantes. “O perfil da área estudada é uma mescla entre turismo receptivo e emissivo. A Região Metropolitana funciona como um agregado de turismo da Capital. O mapeamento permite otimizar custos, energia e esforços. Estudos como esse são fundamentais para o turismo”, entende Aldo Carvalho.

De acordo com ele, a meta do Projeto Sebrae/PR 2014 é que as empresas se qualifiquem não apenas com vistas ao mercado internacional e ao evento Copa 2014, mas, sobretudo, a partir do mercado regional, vendendo-se com Curitiba para começar uma caminhada estando aptas, no futuro, a captarem também turistas internacionais. “A Copa traz muitas oportunidades. Nesta etapa pré-evento, os empresários devem aproveitar para capacitarem-se e para envolverem-se com as iniciativas, independente das oportunidades de negócios que o evento em si deve gerar”, recomenda.

Programação

8h30 – Credenciamento dos participantes

9 horas – Abertura

9h30 – Palestra Oportunidades e Tendências FIFA Copa 2014. Resultado do estudo de segmentação do turismo na Rotas do Pinhão. Proposta de Redes Empresariais para as Rotas do Pinhão

12h30 – Almoço

Das 14 horas às 17h30 – Clínicas Empresariais