A Itaipu desenvolveu com a Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná) o mais completo estudo já feito sobre a realidade socioeconômica da região. O levantamento traz um diagnóstico da região e um prognóstico das potencialidades de mais de 50 municípios. O relatório vai estar disponível no site da universidade em conjunto com o Banco de Dados. A atualização do site será feita com o apoio da Itaipu. O levantamento revela como a Itaipu contribuiu para o desenvolvimento econômico da região.
Com 557 páginas, o estudo socioeconômico é dividido em quatro volumes e levou quase quatro anos para ser concluído. O levantamento também está disponível em CD-Rom. Mais de 20 pessoas da formação do corpo de pesquisadores e doutores da Unioeste trabalharam na elaboração do relatório. Os pesquisadores adotaram uma metodologia própria para fazer o levantamento que traz informações inéditas sobre o perfil econômico de
cada município pesquisado.
A pesquisa aponta alternativas para o desenvolvimento econômico da região. De acordo com o estudo, é necessário que os municípios dêem mais atenção ao agronegócio, melhorem o processo industrial e incrementem o turismo com a exploração do ecoturismo. A otimização dos recursos hídricos de forma adequada, a conservação de solos com novas técnicas de sustentabilidade e o plantio direto com a utilização de culturas alternativas também são apontados como formas de melhorar o desenvolvimento do Oeste do Paraná.
