O número de veículos irregulares usados para transporte intermunicipal de passageiros diminuiu no Paraná entre 2004 e 2006. Um levantamento realizado pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER) do Paraná mostra que, embora o número de automóveis fiscalizados tenha aumentado 16,7% (de 10.450 em 2007 para 12.192 no ano passado), a quantidade de veículos autuados caiu de 10,8% para 7,2% do total fiscalizado entre os três anos.
Segundo a gerente de Fiscalização do DER, Maria Elizabete Bozza, a fiscalização aumentou porque o número de fiscais passou de 12 para 50 no período em todo o Estado. Apesar da melhora, a gerente ressaltou que muitos passageiros ainda não se conscientizaram e, para pagar menos, se sujeitam a andar em veículos não-fiscalizados. ?Itens como a mecânica e o seguro de responsabilidade civil destes automóveis não têm fiscalização. E são diretamente ligados à segurança?, alertou.
O DER não é responsável pela fiscalização do transporte municipal, o que deixa o transporte escolar fora da sua alçada. No entanto, Maria Elizabete explicou que um grande problema é o transporte intermunicipal universitário. ?Existem associações de estudantes fictícias que usam este título para comprar um ônibus para transportar os universitários e não se regularizam. Isso está se espalhando pelo Paraná?, contou. ?Já o transporte de trabalhadores rurais, que sempre foi um problema, melhorou bastante?, completou.
Operação verão
O estudo do DER também comparou o número de autuações da Operação verão (janeiro e fevereiro) de 2004 e 2007. Em 2004 o DER fiscalizou 1.152 veículos, sendo que 20% deles foram autuados e cinco apreendidos. Já este ano os fiscais inspecionaram 4.291 automóveis e autuaram 9,1% deste total. Nenhum foi apreendido. ?A fiscalização mais constante está forçando os responsáveis pelo transporte a se regularizar?, finalizou.