A secretária municipal da Educação, Roberlayne Borges Roballo, participou na tarde desta terça-feira (11) da cerimônia de premiação dos estudantes vencedores da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Além de receber o troféu em nome da rede municipal de educação de Curitiba – que teve 46 estudantes destacados na competição –, Roberlayne entregou medalhas de prata e bronze para estudantes de escolas públicas de todo o Paraná.
A cerimônia foi no Auditório Presidente Mario di Mari, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Paraná. O troféu da rede municipal de ensino foi entregue pelo vice-governador e secretário estadual da Educação, Flávio Arns. No total, 46 estudantes municipais de Curitiba foram destaques na competição. Cinco deles contemplados com medalhas de ouro, prata e bronze em suas categorias. Outros 41 receberam menção honrosa.
A estudante Gabrielle Cordeiro Kissilheviz, de 13 anos, aluna da Escola Municipal Júlia Amaral Di Lenna, foi classificada em 11.º lugar no Estado do Paraná e receberá a medalha de ouro das mãos da presidente Dilma Rousseff, em uma cerimônia em Brasília. “A participação na Olimpíada é um incentivo para quem gosta de Matemática e estimula novos conhecimentos porque propõe o desafio árduo para a resolução de problemas” disse Júlia.
A Olimpíada de Matemática é uma competição dirigida a estudantes de instituições públicas e particulares, do sexto ao nono ano do ensino fundamental, ensino médio e graduação.
Mais de um milhão de estudantes de todo o Paraná participaram da competição. “A olimpíada é mais um importante instrumento a favor da educação. Uma competição estimulante que identificar e promove o desenvolvimento e a qualificação dos estudantes, além de estimular de forma o estudo da Matemática”, disse Roberlayne.
Organizada em conjunto entre a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Matemática (INCTMat), a competição já conta com 47.144 escolas inscritas para a próxima edição, que será realizada ainda neste ano. Serão 18.762.859 estudantes com a participação de 99,35% dos municípios brasileiros.
Além dos estudantes premiados, a cerimônia foi acompanhada por pais, estudantes, gestores escolares e professores, além de autoridades convidadas.