Foto: João de Noronha/O Estado

Os alunos limparam as margens do rio e plantaram árvores.

continua após a publicidade

Os alunos do Colégio Estadual Cruzeiro do Sul, no bairro Santa Cândida, em Curitiba, tiveram uma tarde diferente ontem. A lição sobre a preservação do meio ambiente não foi dentro da sala de aula. Juntos com a Organização Não – Governamental (ONG) O Despertar da Consciência, eles limparam as margens do afluente do Rio Atuba que passa em frente a escola e plantaram 150 mudas de árvores.

Enquanto Curitiba se prepara para receber dois eventos da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre biodiversidade e biossegurança, são as crianças que dão lição de cidadania. Elas estão ajudando a cuidar do rio que passa em frente a escola para evitar que novas enchentes tragam problemas para os moradores do bairro.

O fundador da ONG, José Pedro Naisser, explica que vários prejuízos poderiam ser evitados se a população colaborasse e não jogasse tanto lixo no leito dos rios. ?Eles causam o entupimento de valas, bocas-de-lobo e a água acaba indo para dentro das casas e estabelecimentos comerciais, causando grandes prejuízos?, destaca.

As árvores foram conseguidas junto ao Instituto Ambiental do Paraná (IAP): a coroba é a planta mais indicada para formar a mata ciliar. As crianças ajudaram na limpeza do rio, a fazer as covas e ainda a plantar as árvores. Mas o trabalho não termina por aqui. Os alunos também vão acompanhar o crescimento das mudas, fazendo a limpeza do terreno e a irrigação.

continua após a publicidade