Estudantes fazem a alegria de crianças doentes

Um grupo de estudantes de teatro da Universidade Federal do Paraná (UFPR) fez a alegria, ontem de manhã, de crianças internadas no setor de pediatria do Hospital do Trabalhador, em Curitiba. Vestidos de palhaços, eles deram início ao projeto de extensão "Alegria, alegria – Teatro para as nossas crianças em hospitais".

Durante cerca de quarenta minutos, eles visitaram quartos, interagiram com as crianças presentes nos leitos e realizaram duas pequenas encenações, promovendo situações engraçadas e buscando desmistificar alguns dos equipamentos normalmente utilizados em hospitais. "As historinhas foram criadas pelos próprios estudantes através de exercícios de improvisação. O objetivo é levar o universo lúdico às crianças internadas, fazendo do hospital um ambiente um pouco menos hostil e mais familiar", afirmou a professora do curso técnico de Artes Cênicas da UFPR, Vanessa Curty.

Nos próximos meses, os estudantes devem levar o projeto aos setores de pediatria de outras instituições, como hospitais Evangélico, de Clínicas e Pequeno Príncipe. Novas apresentações também devem ser promovidas no Hospital do Trabalhador que, para que as crianças se sintam mais à vontade, dispõe de brinquedoteca e profissionais encarregados de promover brincadeiras com crianças que não podem deixar o leito.

Acompanhantes

Pais, avós e outros acompanhantes das crianças internadas no hospital disseram aprovar iniciativas como as dos estudantes da UFPR. "Isso ajuda para que a criança fique menos assustada. No Hospital do Trabalhador meu filho tem a oportunidade de brincar e fazer amizades. Apesar de estar em um hospital, ele permanece bastante tranqüilo", disse a dona de casa Maria Luíza da Silva, mãe de Felipe Eduardo da Silva, de 8 anos, que ontem estava internado há 24 horas.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo