Nem mesmo a chuva desanimou os vestibulandos neste domingo (16). Muitos deles saíram de casa logo cedo para realizar a prova do processo seletivo da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). A prova, composta por 60 questões, contempla as disciplinas de História, Matemática, Biologia, Química, Filosofia, Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Língua Estrangeira, Física e Geografia.
Até os mais atrasadinhos tiveram a oportunidade de conseguir entrar nas salas, já que apesar de marcado para às 12h40, o fechamento dos portões só ocorreu às 12h50, pelo menos no campus de Curitiba. O exame em si teve início às 13 horas. Além da capital, a prova está sendo aplicada também nos campi de São José dos Pinhais, Londrina, Maringá e Toledo, no Paraná, e Joinville, em Santa Catarina. Ao todo, 21.892 estudantes se inscreveram para as 9.970 vagas ofertadas pela instituição.
Em Curitiba, as questões das disciplinas da área de Exatas eram as que mais assustavam os vestibulandos antes da prova. “Pra mim, Física é sempre mais difícil, as outras matérias são mais tranqüilas”, avaliou Bernardo Robattini, 18, que veio com o amigo Celso Junior Scalco, 19, em uma excursão de 200 estudantes do Rio Grande do Sul para prestar Medicina.
A também vestibulanda de Medicina, Daiane Armstrong, 18, apontou outra dificildade, também em relação às Exatas. “Matemática é sempre difícil, mas acho que Filosofia pode ser uma surpresa também, pois é uma disciplina que não estamos tão acostumados a estudar”.
Por outro lado, muitos estudantes estavam tranquilos em relação às provas. A vestibulanda de Arquitetura Jéssika Marrie, 18, era uma delas. “Não me preparei tanto assim, mas acho que passo”, comentou. Já a mãe de Gustavo Lavorato, 17, a farmacêutica Denise Lavorato, acreditava na preparação e na tranquilidade de seu filho, que estava prestando o vestibular para Jornalismo. “Ele é um menino muito estudioso e não fica nervoso facilmente”, contou.
Durante as seis horas em que ficaria esperando o filho, Igor Cordeiro de Oliveira, 18, a advogada Luciana Cordeiro de Oliveira, ia aproveitar para fazer orações pedindo que seu filho passasse no vestibular para cursar Medicina. “Como sou de Jaraguá do Sul, tenho que ficar aqui esperando, então vou aguardar o fechamento dos portões e depois vou dar uma volta e fazer uma oração para que ele tenha calma porque conhecimento ele já tem. E tenho muita fé de que ele vai passar”.
Atrasos
Cerca de 1.780 estudantes inscritos não comparecem às salas de provas neste domingo devido a faltas ou atrasos, o que corresponde a 8% do total de inscritos. Entre os que perderam a hora, estavam Diogo Pini, 25, e Eduardo Rosa, 40. Ambos, moradores de Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, culparam o trânsito pelo atraso que os fez perder a prova.
“Saí de casa com uma hora de antecedência, mas, como estava sozinho acabei atrasando por causa do trânsito e por demorar para encontrar vaga no estacionamento. Quem só veio deixar um estudante para a prova, deveria deixar vago o estacionamento para quem realmente precisava”, opinou.
O rapaz, que já tem curso técnico em Eletrônica, faria apenas o vestibular da PUC-PR para tentar uma vaga no curso de Engenharia da Automação, o que poderia fazer com que tivesse melhores condições no mercado de trabalho no qual já atua. Este era o mesmo caso de Rosa. Formado em Teologia e empregado como projetista em uma empresa, ele tentava uma vaga no curso de Arquitetura. “Tinha um compromisso na igreja e só pude sair de lá ao meio-dia, mas em dias normais, faria esse percurso até mais rápido, mas hoje 50 minutos não foram suficientes para chegar a tempo”.
Resultado
A divulgação do gabarito da prova deste domingo será feita já nesta segunda-feira (17) no site www.pucpr.br/vestibular. Já a lista de aprovados no processo seletivo acontecerá na próxima quinta-feira (20), a partir das 11 horas. Para a comemoração dos novos calouros da instituição, a PUC-PR está preparando uma grande festa, com trio elétrico, além do tradicional banho de lama, que acontecerá na esquina das ruas Imaculada Conceição e Guabirotuba, ao lado do módulo da Polícia Militar.
