Christianno treinou eleitores
para a urna eletrônica.

Votar com consciência e saber utilizar a urna eletrônica deveria ser o objetivo de todos os eleitores. Porém nem sempre a pessoa que chega a uma cabine eleitoral sabe como utilizar o equipamento eletrônico. Os alunos da Escola Estadual Tirandentes estão tentando mudar essa realidade. Ontem e hoje eles estão ensinado as pessoas que passam em frente ao colégio e votar eletronicamente. Com uma urna eletrônica emprestada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), eles estão convidando as pessoas a treinar a votação.

Um dos coordenadores da iniciativa é Christianno Alberto Silva, de 14 anos, aluno da oitava série. Ele ministrou treinamento para utilizar a urna no TRE. Christianno destacou a importância da conscientização das pessoas na hora do voto. “Hoje os adolescentes já começam a valorizar mais o seu voto e pensar na responsabilidade que é escolher quem manda no País”, comentou, destacando que apesar de ainda não votar já tem formada uma opinião sobre os candidatos à presidência da República.

O professor de história da turma, Dário Zocche, explicou que o trabalho faz parte da semana cultural e esportiva da escola. Ele contou que até o final da tarde de hoje cerca de trezentas pessoas já deverão ter treinado o voto em frente à escola. Fora os alunos do supletivo do próprio colégio, que já têm direito à voto, e terão treinamento à noite. “Para nós, professores, é importante que os alunos tenham contato com noções de liberdade, respeito à idéias dos outros. Enfim, ensinamentos que o contato com uma eleição passa”, salientou.

Aceitação

O casal Enelzina Almeida Silva e Júlio Rosa da Silva participou do treinamento e aprovou. “É sempre bom treinar antes de votar. Acho que não vou sentir dificuldades na hora”, disse Enelzina. Seu marido concordou. Para ele nem o fato de serem seis votos diferentes vai dificultar essa eleição. “Acho a iniciativa dos estudantes muito válida”, concluiu.

continua após a publicidade

continua após a publicidade