Um grupo de aproximadamente 100 estudantes da Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná) está neste momento no Centro de Curitiba se dirigindo à sede da Assembléia Legislativa do Paraná.
O objetivo dos estudantes, conforme Renato Moreira Filho, um dos coordenadores do DCE da Unioeste, é fazer uma reunião com o presidente da Casa, Nelson Justus, e com os líderes do governo e da oposição a respeito da nomeação de Alcebíades Luis Orlando para reitor da universidade.
Orlando foi nomeado pelo governador Roberto Requião (PMDB) apesar de ter ficado em segundo lugar nas eleições realizadas no último mês de setembro. Além dos estudantes, os sindicatos e associações que representam os professores e servidores da Unioeste também são favoráveis à posse do professor Altevir Castros dos Santos, que ficou em primeiro na disputa eleitoral.
Os estudantes também buscam agendar ainda para esta segunda-feira uma reunião com a secretária estadual Lígia Pupatto (Ciência, Tecnologia e Ensino Superior).
Na eleição, Santos obteve 48% dos votos, contra 47% de Orlando. Uma sindicância aberta pelo governo do Estado apontou o "empate" da eleição, alegando "critérios de arredondamento".
Os estudantes pretendem pressionar a Assembléia Legislativa a votar um projeto de emenda constitucional que acaba com a lista tríplice para a nomeação dos dirigentes das instituições de ensino superior estaduais. De autoria dos deputados petistas Elton Welter e Péricles de Mello, a proposta aguarda a criação de uma comissão especial para sua tramitação.
Se aprovada, a proposta acaba com a lista tríplice e obriga que o governo emposse o candidato melhor votado nas eleições da comunidade das cinco universidades estaduais do Paraná.