Cerca de 1,4 milhão de estudantes da rede estadual de educação retornam às salas de aulas nesta quinta-feira (31) para o segundo semestre. Eles serão recebidos pelos 59 mil professores, que retornaram ao trabalho no dia 28 de julho para a semana pedagógica. São 2.100 escolas estaduais distribuídas por todo Paraná. O calendário oficial prevê mais 103 dias para esse ano letivo. O único recesso será no dia 15 de outubro, que comemora o Dia do Professor.

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Para muitas crianças do bairro Conjunto Habitacional Porto Seguro de Paranaguá, a volta às aulas significa uma mudança na vida escolar. As escolas da região estavam com a capacidade total, mas não atendiam a todos os alunos. “Era um apelo antigo da comunidade. Alguns alunos estavam estudando no centro da cidade, que fica a 15km, e agora vão poder estudar ao lado de casa”, contou a diretora da Escola Estadual Porto Seguro.

A nova escola tem 16 salas de aula, laboratórios de ciências e de informática, biblioteca e quadra poliesportiva coberta. Tem capacidade para atender 640 alunos por turno. Nesse ano a escola funcionará nos períodos da manhã e da tarde, com turmas de ensino fundamental da 5ª à 8ª série.

Nesse segundo semestre será realizado o Fera Com Ciência, entre os dias 11 de agosto e 21 de novembro, em semanas variadas. O evento abrange 32 municípios e 32.730 participantes.

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No Paraná 2 mil escolas da rede pública estadual têm acesso à internet – atingindo o índice de 95,24% dos estabelecimentos com laboratórios de informática equipados e conectividade à internet. Antes da implantação do programa Paraná Digital, apenas 8,5% dos alunos de escolas públicas tinham acesso à internet.

O programa Paraná Digital é uma parceria das Secretarias da Educação, de Ciência e Tecnologia, de Assuntos Estratégicos, além da Celepar, da Copel e da Universidade Federal do Paraná. Começou a ser desenvolvido em 2003 e conjuga as estruturas dos laboratórios de informática, das TVs multimídia e do Portal Dia-a-Dia Educação. O apoio aos professores para a utilização desses recursos é feito pelos assessores técnico-pedagógicos das Coordenações Regionais de Tecnologia na Educação (CRTEs), localizadas em cada Núcleo Regional de Educação.

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