Alguns estudantes que passaram no Vestibular 2011 da Universidade Federal do Paraná (UFPR) estão apreensivos porque podem não conseguir fazer a matrícula. Esses alunos têm direito ao certificado de conclusão do Ensino Médio pelo Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) – pois tiraram boas notas no exame – mas o problema é que esse documento, emitido no Paraná pelo Instituto Federal do Paraná (IFPR) desde 20 de janeiro, só fica pronto em 45 dias, e as matrículas da UFPR já iniciam na próxima segunda-feira (31).

continua após a publicidade

Além disso, a UFPR não está aceitando apenas uma declaração do IFPR informando que o certificado está sendo providenciado. A estudante Alessandra Heloíse de Quadros está nessa situação. Ela passou em Engenharia de Produção na UFPR é só conseguiu junto ao IFPR a declaração, e não o certificado.

Alessandra ainda não concluiu o Ensino Médio, mas tem direito ao documento porque teve boas notas no Enem. Ela solicitou o certificado no IFPR no dia 21 de janeiro, mas sua matrícula na UFPR é na próxima terça-feira.

“Eu fiquei na dúvida se a UFPR aceitaria só a declaração, mas me disseram que não. Na IFPR nos disseram que a UFPR aceitaria”, reclamou a estudante. O IFPR também informou à reportagem do Paraná Online que somente a declaração vale para a matrícula na UFPR.

continua após a publicidade

Já a Universidade, por sua vez, informou que o edital do Vestibular não autoriza que as matrículas sejam feitas apenas com declaração, e que o certificado é imprescindível.

A UFPR informou ainda que dois casos que tiveram este problema já foram resolvidos com a emissão do certificado por parte do IFPR. Nenhum deles se refere ao caso de Alessandra. No site do IFPR (www.reitoria.ifpr.edu.br) podem ser obtidas informações sobre o processo de certificação.

continua após a publicidade