Foto: Lucimar do Carmo |
Ato homenageou aluno agredido. continua após a publicidade |
Uma manifestação pela paz foi realizada ontem por estudantes do Colégio Estadual Lysimaco Ferreira da Costa, no Água Verde, em Curitiba.
Organizado por alunos e professores da instituição, o evento foi uma forma de protestar contra a agressão sofrida pelo aluno do 1.º ano do ensino médio Giovani Costa Gouveia, de 16 anos, atacado por três estudantes universitários há quase um mês. O rapaz está internado no hospital, em estado de coma.
A avó do rapaz, Maria Conceição Costa, falou sobre a importância da iniciativa do colégio. ?Esse movimento é um exemplo e serve para alertar a sociedade sobre toda essa violência que vem acontecendo. Temos que dar um basta nisso. Meu neto é um menino bom, trabalhador e íntegro. Não entendo toda essa brutalidade?, afirma.
Emocionada, ela disse também que não cogita a hipótese de que Giovani estaria tentando assaltar alguém – justificativa que foi dada à polícia pelos agressores. ?Não vou admitir jamais que o caráter dele seja manchado. Ele nunca arrumou confusão. Pode perguntar para qualquer pessoa daqui do colégio ou vizinho.?
Ela indaga ainda a atitude dos agressores. ?Como uma pessoa com instrução faria uma coisa dessa? A que tipo de médico, engenheiro, estaremos entregando nossas vidas??, questiona.
O diretor do colégio, Marconi Burgath, concorda com o relato da avó de Giovani. ?Ele é um aluno muito querido por aqui. Nunca tive queixa dele e garanto que essa suposta história de assalto é uma mentira. O histórico escolar dele é exemplar.?
Burgath falou ainda que espera que essa manifestação se espalhe para outras instituições de ensino. ?A violência tem que ser amplamente debatida e coibida. Queremos que outras escolas debatam esse tema e façam um trabalho de conscientização dos seus estudantes.?
Giovani está em coma desde o dia 7. Ele está na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Evangélico. Segundo seus familiares, o estado de saúde é gravíssimo.