Estudantes alertam que é preciso preservar a água

Alunos do Colégio Estadual Senhorinha de Moraes Sarmento desenvolveram um projeto para conscientizar os moradores do bairro do Centenário, zona leste de Curitiba, sobre a importância da água, um recurso natural cada vez mais escasso no planeta. O trabalho teve o acompanhamento de técnicos da Sanepar, que forneceram material informativo distribuído em 3 mil residências. Os resultados fazem parte de uma exposição que fica aberta à visitação até amanhã, no saguão do colégio.

O coordenador do projeto, professor Cliceu Antunes Pereira, disse que a idéia surgiu depois que os professores começaram a observar o comportamento dos alunos na utilização da água na escola. “Muitos tomavam água direto da torneira, e conheçamos indagar se a água era realmente boa para consumo”, disse Pereira.

Mais de novecentos alunos fizeram visitas aos moradores da comunidade, que receberam, além de cartilhas sobre o consumo racional da água, outras informações como, a importância da preservação de rios, do destino adequado do lixo, e a necessidade da limpeza da caixa d?água.

Água aprovada

Durante as visitas os alunos também fizeram algumas coletas de água, que foram analisadas pela Sanepar. De acordo com a Bióloga do laboratório de bacteriologia da empresa, Audrey Margarida Basso, as análises indicaram que a água distribuída no bairro é potável e serve para o consumo.

Audrey destacou a importância do projeto desenvolvido pela escola como um multiplicador de informações. “O trabalho envolvendo crianças com certeza tem um alcance maior porque eles, além de repassarem as informações, se tornam adultos mais conscientes”, disse.

Comportamento

O projeto também serviu para mudança de comportamento dos alunos. Quem garante é o estudante Fábio Edling, que afirmou que conseguiu convencer o pai a lavar o carro com água em baldes, e não mais de mangueira. “Sei que isso vai ajudar a economizar água para o futuro”, revelou.

Para o estudante Wellington José Pereira o projeto desenvolvido na escola ajudou a despertar o interesse dos alunos para pesquisar mais sobre o assunto. Ele comenta que hoje muitos países sofrem com a falta da água, e esse problema deverá se agravar com o passar do tempo se as pessoas não se conscientizarem da necessidade da preservação. “Assim como existem guerras por petróleo, em breve haverá conflitos por água”, disse.

Dicas para economizar água

Torneiras

? Para lavar a mão ou escovar os dentes, feche a torneira na hora de usar o sabonete ou enquanto escova os dentes.

Vasos sanitários

? Eles consomem 50% da água de uso doméstico. Diminua as descargas, regule periodicamente a válvula ou caixa de descarga, e nunca jogue papel ou lixo dentro do vaso.

Chuveiro

? Os banhos consomem 30% de água de uso doméstico. Evite banhos demorados, diminua o fluxo do chuveiro e ensaboe-se com o chuveiro fechado.

Alimentos

? A água usada em cozimentos não deve ser jogada fora, pois está cheia de nutrientes e pode servir para cozinhar outros alimentos.

Limpeza

? Antes de limpar a calçada passe uma vassoura para tirar a sujeira. Com isso será necessária um quantidade menor de água para a limpeza.

Carro

? A lavagem do carro não precisa ser feita todos os dias, e na hora de fazê-la, utilize água em baldes ao invés de mangueira.

Viagem

? Antes de viajar feche o registro da água.

Vazamentos

? Em caso de vazamentos na rua, denuncie pelo telefone 195.

Fonte:

Sanepar

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo