Valdecir Galor/SMCS
Márcia de Paula Machado.

A estudante Márcia de Paula Machado, de 10 anos, aluna da Escola Municipal Madre Tereza de Calcutá, em Curitiba, recebeu na manhã de ontem (19) o prêmio Escrevendo o Futuro, da Fundação Itaú Social. Ela foi uma das duas finalistas paranaenses do concurso nacional de redação promovido pela fundação.

Como prêmio, Márcia ganhou R$ 10 mil, um computador, uma impressora e livros. O dinheiro poderá ser usado exclusivamente em vestibular e curso superior. Sua professora, Maria Isabel Pires de Deus, também ganhou um computador e uma impressora e R$ 1 mil, que deverão ser usados em cursos de aperfeiçoamento profissional.

O tema da redação para o concurso foi “O Lugar Onde Vivo”. Cerca de 190 mil redações de alunos de todo o Brasil foram inscritas. Desse total, foram premiadas as 15 melhores de cada região e as três melhores de cada Estado. O Paraná foi o Estado com o maior número de premiados. Todos de Curitiba.

Márcia escreveu um texto opinativo sobre Curitiba. “Gosto de escrever, mas fiquei surpresa ao receber o prêmio”, disse. “Acho que agora eu tenho ainda mais estímulo para continuar escrevendo e estudando.”

O Paraná foi o primeiro Estado brasileiro a aderir integralmente à campanha. Também foi o primeiro a enviar as redações e teve o segundo maior número de alunos inscritos ? perdeu apenas para São Paulo. “Curitiba foi a única cidade do Brasil a ter quatro redações vencedoras”, disse o coordenador do projeto, Hugo Grandis Filho.

Projeto

Esta foi a primeira edição do projeto Escrevendo o Futuro, uma parceria da Fundação Itaú Social com escolas de todo o País. Os inscritos receberam kits com livros e sugestões de como trabalhar a redação nas escolas. “O objetivo é contribuir com a melhoria da qualidade de ensino no que se refere ao uso da escrita, no exercício da cidadania”, afirmou Grandis Filho.

continua após a publicidade

continua após a publicidade