As principais saídas de Curitiba travaram na manhã do feriado da Independência e muitos motoristas enfrentaram tráfego pesado e lentidão nos sentidos litoral, interior e Santa Catarina. O pico de concentração de veículos foi entre 8h e meio-dia, mas até a noite o volume continuou intenso. Muita gente levou até cinco horas entre Curitiba e Santa Catarina. As concessionárias acreditam que embora hoje a situação deva ser mais tranquila, ainda haverá um fluxo acima de um sábado normal.
Na BR-277, 30 mil veículos trafegaram rumo às praias do Paraná, conforme balanço da Ecovia. Na descida da Serra do Mar, um nevoeiro provocou congestionamento de sete quilômetros, por volta das 10h. No meio da tarde, uma colisão no km 27 gerou fila de quatro quilômetros. A Ecovia prevê para domingo fluxo de 38 mil veículos no sentido Curitiba. Na PR-407 o trecho Praia de Leste para BR-277 terá todas as pistas em mão única, entre 15h30 e 18h30.
Já no trecho da BR-277 rumo ao interior do Paraná, até o final da noite de ontem circularam cerca de 40 mil veículos. Os motoristas enfrentaram lentidão em Campo Largo e na subida da serra. Para o retorno, a CCR Rodonorte estima que 45 mil veículos passem pela região de São Luiz de Purunã -70% em direção a Curitiba. O maior fluxo deve ocorrer entre 15 e 21h.
Na BR-376, o motorista precisou de muita paciência para chegar a Guaratuba (PR) e Santa Catarina. O fluxo foi 60% acima do normal. De acordo com a Autopista Litoral Sul, 3 mil veículos por hora cruzaram as praças de pedágio no meio da tarde de ontem. O trecho do Contorno Leste, entre Piraquara e São José dos Pinhais, teve congestionamento de dez quilômetros no sentido Norte. Para a volta, há previsão de tráfego intenso entre 10h e 22h.
Calor
Quem enfrentou o trânsito caótico para chegar às praias será recompensado com altas temperaturas e sol até amanhã. No litoral, a máxima esperada é de 30ºC, com noites mais amenas. Em Curitiba, a previsão é de calor, sem chuvas e poucas nuvens.