A Estrada da Graciosa será pavimentada. A obra de pavimentação e paisagismo em 20 quilômetros da estrada deve ser concluída e entregue em um ano. O trabalho inclui a construção de um contorno que dará acesso à trilha pela BR-116.
Estão previstas, também, ações de iluminação pública e reflorestamento das margens com árvores nativas, construção de quiosques e churrasqueiras, além da revitalização de um trecho-testemunho que vai manter as características originais da estrada.
“Esse é um marco para nossa cidade, pois vai recuperar trecho da Graciosa ainda pouco conhecido pelos turistas”, disse o prefeito Roberto Adamoski, de Quatro Barras.
A Estrada da Graciosa foi aberta oficialmente em 1873 e tornou-se a mais importante ligação entre Curitiba e o litoral. A pavimentação da trilha é a obra turística mais importante para Quatro Barras, desde que Dom Pedro II percorreu o caminho. O início da trilha possui um marco indicando a passagem da família real e o local onde o imperador descansou com a sua comitiva.