Este ano, trabalhador rural será um profissional

O Paraná deve regularizar até o final do ano o registro profissional de 11.834 trabalhadores rurais. O trabalho rural é o tipo de atividade econômica que registra os maiores índices de informalidade no Estado e em todo o Brasil. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas, em 2001, a falta de registro profissional era de aproximadamente 74% no cultivo de grãos, 87% na fruticultura e chegava a 100% na lavoura de fumo e mandioca, nas atividades extrativas.

Para garantir o direito desses trabalhadores, o Ministério do Trabalho baixou, no final de dezembro de 2003, a portaria n.º 65 e transformou a fiscalização da informalidade no setor em meta nacional. Os trabalhos dos fiscais serão iniciados em meados de fevereiro.

Cento e quarenta e um auditores fiscais estarão realizando o processo de regularização e, mesmo aqueles que estiverem em emprego temporário (dependendo da época de colheita), terão carteira assinada. ?O processo de fiscalização já acontecia em todo o País, mas ainda não existia uma meta a ser cumprida. A fiscalização era reforçada na zona urbana, não na zona rural. Agora, o Ministério do Trabalho estipulou um número de registros de trabalhadores rurais a ser alcançado?, diz o delegado regional do trabalho no Paraná, Geraldo Serathiuk. ?A realidade nesses locais é dura e em alguns casos as relações de trabalho são burladas, deixadas de lado. Com a meta estipulada, os fiscais estarão atuando em todos os locais, garantindo ao trabalhador rural os seus direitos?, completa.

Para o presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Paraná (Fetaep), Ademir Müeller, os trabalhadores rurais precisavam dessa iniciativa. ?É uma reivindicação muito antiga dos assalariados rurais do Paraná e do Brasil e que deve, finalmente, garantir os direitos básicos como aposentadoria, décimo terceiro e o descanso remunerado?, comenta. De acordo com números da Delegacia Regional do Trabalho no Estado, existem cerca de 420 mil trabalhadores rurais assalariados no Paraná.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo