Será promovida hoje, em Curitiba, a reunião da Comissão Permanente de Transportes do Codesul (Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul). O encontro vai reunir representantes dos três estados do Sul e de Mato Grosso do Sul, além do presidente da Agência Nacional dos Transportes Terrestres, Francisco Rocha Neto, que representará o Ministério dos Transportes.

O Codesul é o único bloco geográfico brasileiro juridicamente organizado para atuar sobre temas em que os estados têm necessidade de romper fronteiras visando atender setores que dependem da integração regional e nacional. Os trabalhos serão coordenados pelo secretário do Codesul de Santa Catarina, Amauri Cantu, com o objetivo de reavaliar os planos estaduais, os planos integrados do bloco e definir as prioridades do Plano Diretor de Transportes do Codesul junto ao PPA (Plano Plurianual da União) 2004/2007.

“Essa revisão é fundamental pois os estados do Sul, que são vistos como ricos, têm ficado praticamente fora do PPA e estão sem recursos para executar obras prioritárias”, ressalta o coordenador de Planos e Programas de Transportes do Paraná (CPPT), Manoel Jorge Lacerda Júnior. O representante do Estado também considera fundamental refazer o estudo que define os mais importantes roteiros feitos na região Sul para o transporte de produtos como soja e trigo.

Prioridades

No setor rodoviário, a Secretaria dos Transportes do Paraná quer urgência em obras como a pavimentação na BR-476, a Estrada da Ribeira, no trecho entre Tunas do Paraná e Adrianópolis; a recuperação e duplicação da BR-467 entre Cascavel e Toledo; a pavimentação de 196 km em três trechos da BR-487, a Estrada Boiadeira; a pavimentação da BR-153, a Transbrasiliana, entre Alto Amparo e Ventania.

Ainda com relação às rodovias, o Paraná quer a implantação do Contorno de Mandaguari na BR-376; a pavimentação entre Campo Mourão e Roncador na BR-158. Reivindica também a restauração e correção de pontos críticos na BR-153, entre Ibaiti e Santo Antônio da Platina; na BR-116, entre União da Vitória até a divisa com Santa Catarina; na BR-116, também na divisa entre o Paraná e Santa Catarina, e na BR-158, entre Pato Branco e Coronel Vivida.

No setor ferroviário, o Paraná precisa de recursos para construir os ramais ferroviários entre Guarapuava e Ipiranga (150 km), entre Cascavel e Guaíra (171 quilômetros), entre Curitiba e Paranaguá (102 km), o Contorno Ferroviário Oeste de Curitiba, trecho Araucária-Rio Branco do Sul (50 km) e necessita implantar o ramal ferroviário Cascavel?Foz e do Pólo Intermodal de Santa Terezinha de Itaipu.

Em termos de portos, é prioritária a ampliação de 820 metros do Cais Oeste no Porto de Paranaguá, a recuperação e aprofundamento de 1.016 metros do atracadouro, dragagem e aprofundamento do canal de acesso e da bacia de manobras de navios, construção de um silo horizontal de 100 mil toneladas, além da recuperação das vias e acessos aos terminais.

No setor aeroportuário, o Aeroporto Afonso Pena precisa de readequação da capacidade de movimentação de aeronaves e processamento de cargas e de implantação do sistema ILS-III. Em Cascavel, na região Oeste, está prevista a construção de um novo aeroporto com 70% de recursos da União.

O Codesul Paraná funciona em Curitiba, na Rua Visconde do Rio Branco, 1335, conjunto 83. Atualmente, a presidência do bloco, que é feita por revezamento anual, está com o governador do Rio Grande do Sul, Germano Rigotto.

continua após a publicidade

continua após a publicidade