Estado vacinou 78% dos idosos em 28 dias

Desde que começou a Campanha de Vacinação dos Idosos 2009, em 25 de abril, já foram imunizadas cerca de 892 mil pessoas, com mais de 60 anos no Paraná. “Faltam menos de 2% para alcançarmos nosso objetivo, que é de imunizar 80% da população de idosos no Paraná, o que equivale a 915 mil pessoas. Mas tenho convicção que até meados da próxima semana superaremos esta meta”, afirma o secretário da Saúde, Gilberto Martin.

A campanha que terminaria foi prorrogada pelo Ministério da Saúde e encerra na próxima sexta-feira (29). Desde a criação da campanha, em 1999, o Estado sempre manteve a cobertura vacinal acima dos 75%.

Os idosos que ainda não se vacinaram devem procurar a unidade de Saúde mais próxima, pois, ainda que a vacina não proteja contra a gripe A (H1N1), reduz a incidência da gripe sazonal, comum no inverno. “Embora esta campanha esteja restrita aos idosos, sabemos que ela tem importância fundamental para a vigilância do H1N1, pois os sintomas são semelhantes e o que as diferencia é o fator clínico e epidemiológico”, ressalta.

Estudos indicam que a eficácia desta vacina em pessoas saudáveis chega a 90% e garante redução de 50% em doenças relacionadas à gripe e 32% em internações. “Mesmo quem já foi imunizado no ano passado deve tomar a vacina novamente, é gratuita e eficaz”, orienta o secretário.

Números

Entre as quatro faixas etárias, dos idosos que tem entre 75 e 79 anos, cerca de 80% já estão imunizados, seguidos dos que tem entre 65 e 69 anos, 79%. Entre as grandes cidades, Curitiba já ultrapassou a meta do Estado, pois tem 92% de cobertura vacinal, seguida por Cascavel com 81%. Porém, Maringá, 78%, Londrina, 68% , Ponta Grossa, 66% e Foz do Iguaçu, 62% ainda não atingiram a meta. No Brasil, foram imunizados 14.794.348 pessoas, cerca de 76% da população com mais de 60 anos.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna