O Instituto de Terras, Cartografia e Geociências (ITCG) iniciou nesta semana, em Paranaguá, uma série de audiências públicas para regularizar cerca de 1.200 imóveis situados em terras devolutas.

continua após a publicidade

São 140 hectares de área do governo estadual, nos bairros Ouro Fino e Jardim Jacarandá, ocupados irregularmente há cerca de 20 anos e até agora sem registro legal.

Até a semana que vem, todos os moradores assinarão o termo de acordo para reconhecimento de ocupação e regularização dominial com o ITCG – primeiro passo para a regularização. O atendimento é feito no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da Vila Garcia.

Com a posse da propriedade, os moradores poderão realizar melhorias em suas casas, terão os imóveis valorizados e ficarão aptos a participar de programas como o Minha Casa Minha Vida.

continua após a publicidade

“Os documentos de posse promovem o resgate da cidadania. Com a regularização, investimentos dos governos estadual e federal poderão ser feitos naquelas localidades”, disse o diretor-presidente do ITCG, Amilcar Cabral.

Segundo ele, poderão ser feitos serviços de infraestrutura, como regularização e pavimentação de ruas, abertura de vias e envio de recursos da saúde e da educação.

continua após a publicidade

Segundo a secretária municipal de Urbanismo e Gestão Fundiária de Paranaguá, Aline Carla Costa, a regularização é fruto de esforço conjunto da prefeitura com o ITCG. “Inicialmente, estamos providenciando as assinaturas dos termos de acordo, para a posterior elaboração dos títulos de registro em nome dos moradores”, explica.

O advogado do ITCG, Luiz Carlos Pupin, solicitou aos moradores que não vendam as áreas, “e sim as destinem para moradia e sustento próprio”. A iniciativa tem financiamento do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).