Estado registra temperatura mais alta em 43 anos

Quem esteve no litoral do Estado ontem enfrentou a temperatura mais alta já registrada na história do Paraná, desde que começaram as medições, há 43 anos. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a estação meteorológica de Morretes registrou máxima de 41,7´C.

O calor também foi recorde neste ano em Curitiba, onde o Instituto Tecnológico Simepar registrou ontem 33,6´C. Segundo o instituto, quem ainda não se acostumou às altas temperaturas registradas nas últimas semanas deve se preparar para os próximos dias.

De acordo com o Simepar, o recorde de calor no ano na capital foi registrado às 15h15 de ontem. A máxima superou em cerca de 0,1´C o registrado no dia 4 de novembro, quando a temperatura máxima alcançou 33,5´C. O calor de ontem em Curitiba também superou o registrado no dia 5 de janeiro, quando a temperatura chegou a 32,8´C.

Além do recorde absoluto em Morretes, em Antonina, por volta das 14h, a temperatura já chegava aos 39,9´C, superando os 36,7´C registrados em janeiro. Segundo o Simepar, a temperatura de 41,7´C em Morretes é a maior desde a implantação da estação meteorológica do Iapar, em 1966.

A máxima no local, até então, havia sido registrada em 1975, quando os termômetros marcaram 41´C. A maior temperatura já observada pelo Simepar no Estado (41,1´C graus) datava de 1985, em Cambará, no norte pioneiro.

Ontem, as temperaturas extremas também foram registradas nas estações meteorológicas da Grande Curitiba. Em Cerro Azul, o Simepar registrou 38´C, muito próximo dos 38,2´C registrados em janeiro.

Em Maringá, as temperaturas chegaram a 34,2´C. Nas cidades de fronteira, os termômetros superaram os 37´C, como foi o caso de Foz do Iguaçu, Santa Helena e Palotina.

De acordo com o meteorologista Samuel Braun, as altas temperaturas são uma consequência de uma frente fria que ontem estava sobre o Rio Grande do Sul. “É comum que, antes da passagem da massa de ar frio, as temperaturas fiquem mais altas”, afirma.

Segundo Braun, a frente fria, que se desloca para o oceano, chega hoje na altura do Paraná, o que deve resultar em um aumento da nebulosidade. “Com isso aumenta também a instabilidade e a possibilidade de chuva”, prevê. Hoje, em Curitiba, a máxima chega a 27ºC e deve chover à noite.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna