O Paraná já registrou 39 casos de gripe. O maior número de casos está concentrado em Curitiba e região metropolitana (9), seguido de Maringá (8), Foz do Iguaçu (8) e Londrina (6). Já foram confirmados 19 casos de Influenza A H3N2, 12 do subtipo B, seis de A H1N1 e dois do subtipo A, sem tipologia determinada.
Segundo o superintendente de Vigilância em Saúde, Sezifredo Paz, os dados servem de alerta para as pessoas que têm direito à vacina na rede pública e ainda não se imunizaram. “A campanha de vacinação foi estendida até o próximo dia 30, mas quanto mais precoce for a aplicação da vacina, mais cedo a pessoa terá imunidade”, explicou. A vacina demora pelo menos 15 dias para fazer efeito e concede imunidade para três subtipos do vírus da gripe.
Meta
Até o final da tarde de ontem o Estado já havia alcançado 52% da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde para a campanha de vacinação, com 1,1 milhão de pessoas imunizadas. Apesar de ter a terceira melhor cobertura vacinal do País, os números estão aquém do esperado.