Estado criará novas unidades de recuperação de menores

Há males que vêm para o bem. A rebelião no Educandário São Francisco, que atende menores de idade que cumprem pena, custou a vida de alguns jovens, mas foi um grande empurrão na reestruturação do sistema reformatório dos adolescentes condenados pela Justiça.

A Promotoria da Criança e do Adolescente, tendo como aliada a Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), já vinha há algum tempo cobrando atenção à situação dos educandários. Com a tragédia no São Francisco, o governo do Estado concentrou forças para atender às sugestões da comissão.

Segundo o coordenador do centro de apoio operacional da Promotoria da Criança e do Adolescente, Olympio de Sá Sotto Maior Neto, seis novas unidades de recuperação estão sendo criadas. ?O governo do Estado já iniciou o processo de licitação e já lançou o concurso público para a capacitação do pessoal que vai atender nessas unidades e nas que já existem?, diz.

As novas unidades serão instaladas na Região Metropolitana de Curitiba (duas), em Ponta Grossa, Cascavel, Maringá e Laranjeiras do Sul. No total, serão 480 novas vagas para receber adolescentes condenados pela Justiça. ?Em cada uma das novas unidades, haverá 40 vagas de internação definitiva e outras 40 para internação provisória. Mas as alas serão bem separadas?, garante Sotto Maior. Com 80 vagas em cada unidade, a Procuradoria espera uma execução mais individualizada, o que favorecerá a recuperação mais eficiente dos adolescentes. ?Será um atendimento mais personalizado.?

Além da criação de novos educandários, a unidade de São Francisco já está vivendo uma experiência que deve ser estendida a outros adolescentes. ?No setor que trata dos adolescentes considerados de alto risco, a psicóloga Paula Gomyde vem desenvolvendo um projeto de recuperação inédito, que já recuperou jovens considerados sem chances de reposição ao convívio social.?

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo