Estações do Ligeirinho Inter 2 ficarão maiores

As estações-tubo do Inter 2, a linha de transporte com a maior demanda do sistema, estão sendo ampliadas para comportar os ônibus articulados. A Prefeitura está reformando 22 estações e colocando plataformas de concreto em frente de cada parada. As novas estações também serão adaptadas para melhorar a climatização e dar melhor vazão ao embarque e desembarque de passageiros. Por dia, o Inter 2 transporta 77.298 passageiros.

As novas estações ficarão em média com 11 metros de comprimento. As atuais têm sete metros. Com o aumento no tamanho das estações, foi possível criar uma nova porta de embarque para os ônibus articulados. Outro benefício da reforma é a elevação e aumento da altura dos tubos, o que melhorará a climatização, com circulação de ar.

Também estão sendo trocadas as partes elétricas das estações, que ficarão mais modernas. O acesso às estações-tubo também será adaptado para pessoas com deficiência. Outra melhoria é a colocação de calçadas antiderrapantes, que darão mais segurança aos passageiros.

Serão reformadas as estações-tubo do Xaxim, Salgado Filho, Jardim das Américas, Colégio Militar, Praça das Nações, Agrárias, Centro Cívico – Assembléia, Centro Cívico – Tribunal de Justiça, Teffé, Praça das Bandeiras, Detran, Praça das Mercês, Santa Quitéria, Terminal Cabral, Terminal Capão da Imbuia e Terminal Hauer.

Ônibus

Dos 70 ônibus que fazem a linha direta Inter 2, 40 serão trocados por veículos articulados nos próximos meses. Onze deles já foram substituídos. A principal diferença entre os dois tipos de veículo está na capacidade de transporte.

Enquanto o ligeirinho padrão leva 110 passageiros, tem 12 metros de comprimento e duas portas de acesso, o articulado tem capacidade para 160 pessoas, três portas e 18 metros de comprimento (seis metros a mais que o ônibus normal). Por enquanto, o embarque e desembarque têm sido feitos apenas por duas portas, até que as estações sejam ampliadas.

O ligeirinho Inter 2 é a principal linha direta do sistema de transporte de Curitiba, com uma média de 77.298 passageiros/dia útil. Os ônibus fazem um percurso circular de quase 38 quilômetros em cada viagem, passando por 12 bairros, no sentido horário e anti-horário. A ampliação da capacidade da linha faz parte do Programa de Transporte Urbano, da Prefeitura de Curitiba, financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna