Os novos estacionamentos de bicicletas (paraciclos), que serão implantados em espaços públicos de Curitiba no mês de março, já começaram a ser produzidos. No começo de janeiro, a Prefeitura deu a ordem de serviço para confecção e instalação dos oito primeiros conjuntos de paraciclos, onde caberão até 80 bicicletas. A licitação dos paraciclos, no valor de R$ 31.000,00, feita pela Secretaria Municipal de Obras Públicas, teve a empresa Kokot e Irmãos Ltda vencedora.
Nessa primeira etapa, os equipamentos serão colocados em sete pontos estratégicos da cidade: Praças Osório, Zacarias, Tiradentes e Café do Estudante (Praça Leonor Twardowski), Palácio 29 de Março (Prefeitura), Assembleia Legislativa do Paraná e dois conjuntos na Câmara Municipal de Vereadores.
Os locais foram escolhidos em função da mobilidade. A ideia é deixar os paraciclos perto de câmeras de monitoramento da Guarda Municipal para evitar roubo de bicicletas, e também de comércio e de pontos culturais.
Cada local receberá um conjunto de cinco paraciclos. Em cada conjunto podem ser estacionadas 10 bicicletas de cada lado, totalizando uma capacidade para 80 bicicletas. “Tomamos o cuidado de apresentar e aprovar com os ciclistas o modelo do equipamento como esses primeiros locais de implantação”, diz o presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Cléver de Almeida.
Uma das sugestões dos representantes dos ciclistas foi de aumentar o número de paraciclos no Café do Estudante, perto do Teatro Guaíra. O Ippuc irá avaliar os locais de implantação para saber se os equipamentos estão sendo muito ou pouco utilizados.
Novos endereços
O Ippuc também já listou os próximos locais que receberão paraciclos numa segunda etapa: Mercado Municipal, Praças Rui Barbosa, Osvaldo Cruz, e Carlos Gomes, Passeio Público, Setor Histórico e Teatro Paiol.
Desenhado pelo setor de Mobiliário Urbano do Ippuc, os paraciclos em ferro galvanizado terão forma de arco, e receberão eletrostática para evitar ferrugem. Eles terão 1,6 de largura por 0,75 de altura. Pelo novo modelo, podem ser estacionadas duas bicicletas de cada lado. O mobiliário será pintado de vermelho e o piso em volta dos paraciclos também será demarcado na mesma cor.