Neste ano bissexto, o inverno chega um dia antes. A estação mais fria do ano, que geralmente tem início em 21 de junho, começa amanhã e termina em 22 de setembro. De acordo com o meteorologista Reinaldo Kneib, do Instituto Tecnológico Simepar, o inverno será tipicamente frio em todo Paraná, com frentes frias – que trazem as chuvas e nebulosidade – intercaladas às massas de ar frio – que deixam o tempo seco e com possibilidade de geadas, se o frio for muito intenso.
Conforme o Simepar, o inverno será mais rigoroso na região Sul, nos Campos Gerais e na região Leste (Curitiba e região), áreas em que as temperaturas são normalmente mais baixas por causa da posição geográfica. “É importante que os produtores agrícolas fiquem atentos à previsão do tempo para evitar transtornos com as geadas. É possível proteger a plantação ou até antecipar algumas colheitas, dependendo do produto e do tamanho da área cultivada”, comenta o meteorologista.
Segundo ele, as frentes frias vêm em ciclos e geralmente permanecem por dois ou três dias, como a frente que chegou à cidade no domingo e deve se afastar a partir de amanhã. “Podem também estacionar, prolongando o tempo de chuvas, como aconteceu no começo do mês”, relembra.
Alerta
A tendência é não chover tanto como nas últimas semanas. “Este ano, o outono começou com seca e está fechando com chuvas acima da média histórica”, comenta Kneib. Do início do mês até ontem, já havia chovido 170 mm, sendo que a média da Grande Curitiba para o mês é de 100 mm. Em Almirante Tamandaré a média ficou em 220 mm. A Defesa Civil está em estado de alerta porque os rios começaram a subir e há risco de deslizamentos nas encostas. A preocupação da Defesa Civil Estadual é União da Vitória, onde a cheia do Rio Iguaçu deixou 46 pessoas desalojadas e 32 desabrigadas. O nível do rio chegou a 5,80 metros. A partir de 5,30 metros já significa estado de alerta.
Veja na galeria de fotos o povo no centro.
