A estação-tubo Antonio Cavalheiro, no bairro Cabral, voltou a operar nesta semana, dez meses após ter sido desativada. O desalinhamento dos tubos da estação faz parte das obras na Avenida João Gualberto para receber o ligeirão norte.
Ao longo do último ano, as obras incluíram adequação de drenagem, estrutura de sustentação e base das estações, nova pavimentação, calçadas, rampas e faixas de travessia elevada, além da pista de ultrapassagem dos ônibus, que ocupa o espaço das estações que foram relocadas.
Em agosto de 2013, a prefeitura declarou que a estação Antonio Cavalheiro ficaria pronta até o final de outubro. Em janeiro deste ano, a administração municipal informou que tinha notificado a empresa responsável pelas obras nas estações Antonio Cavalheiro e Bento Viana para que o serviço fosse concluído. Na época, a Urbanização de Curitiba S/A (Urbs) informou que até o final de janeiro as duas estações estariam operando.
Nos próximos dias será feita a colagem dos adesivos de itinerário, logomarca e nome da estação tanto no sentido centro quanto no sentido bairro. Quanto a estação Bento Viana, a prefeitura informou que ela entrará em funcionamento em maio.
Atrasos
As obras sofreram atrasos que geraram notificação extrajudicial à empresa – contratada em 2011 – e o estabelecimento de um novo cronograma que prevê a entrada em operação neste mês de maio.
No ano passado foram concluídas as obras que estavam pendentes e recolocadas em funcionamento estações que haviam sido desativadas no início de 2012, como a Fernando de Noronha e Constantino Marochi, além da retirada e recolocação das outras estações em todo o eixo, incluindo as da Avenida Sete de Setembro.
