A Ação Integrada de Fiscalização Urbana (Aifu) vistoriou seis estabelecimentos comerciais da região central de Matinhos, na noite de sexta-feira (14). Foram abordadas 35 pessoas e efetuadas 13 autuações administrativas. “Esta atividade contribuiu para que o litoral do Paraná possa receber melhor os veranistas, oferecendo qualidade nos serviços prestados tanto à população local quanto para a flutuante”, afirma o tenente André Luis Seniski, comandante da Operação Aifu no litoral.
Nenhum comércio foi fechado. Participaram da ação policiais civis e militares, bombeiros, agentes do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), da Vigilância Sanitária, da Vara da Infância e Juventude (Conselho Tutelar) e fiscais da prefeitura. Segundo Seniski, um dos principais problemas encontrados durante a operação foi a falta de higiene e organização dos estabelecimentos. Os fiscais da Vigilância Sanitária deram orientações aos comerciantes e alguns foram intimados a sanar as irregularidades.
Foram emitidas seis notificações (para apresentação ou regularização do certificado de vistoria emitido pelo Corpo de Bombeiros e do alvará de funcionamento), três autos de infração (para regularização do Alvará e por não atender normas sanitárias e dificultar fiscalização sanitária), quatro termos de intimação (para regularização de alvará e certificado de vistoria, para reparo e limpeza de freezers, organização de cozinhas e regularização de atividade).
“Um dos locais possuía licença para funcionar como lanchonete e também atuava como restaurante, por isso foi intimado a regularizar a situação. Dois estabelecimentos não possuíam alvará de funcionamento e, a partir da data de vistoria, eles têm cinco dias úteis para a regularização, do contrário serão interditados. Um restaurante também foi interditado provisoriamente”, informou o oficial.