A trajetória profissional de um dos advogados mais expressivos do Paraná foi lembrada ontem, durante a comemoração dos 45 anos de atividades do escritório do professor René Ariel Dotti, no Graciosa Country Club, em Curitiba. Em 1961, o jovem advogado abriu as portas do seu escritório contando apenas com a ajuda de um auxiliar, num prédio onde a sala de espera era o corredor. Hoje, o escritório possui 15 advogados e atua em seis áreas diferentes. Entre os convidados, os ex-ministros da Justiça Miguel Reale Júnior e José Carlos Dias, além de vários juristas do Paraná e o presidente do GPP, Paulo Pimentel.
René Dotti terminou o curso de Direito em 1958 pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Nos três primeiros anos de atividade, advogou em um escritório criminalista. Depois resolveu seguir com as próprias pernas.
Com o tempo, os negócios foram se ampliando e hoje constitui um dos grupos mais respeitados do estado: conta com 15 advogados atuando nas áreas civil, criminal, família, direito administrativo, direito eleitoral e algumas questões relacionadas a legislação esportiva. Mas chegar até hoje não foi fácil. Nos anos de chumbo, entre 1964 e 1984, René Dotti teve que enfrentar a intransigência militar, defendendo políticos acusados de crimes contra a segurança nacional. ?Naquela época o clima de insegurança era muito grande. Os advogados não podiam atuar livremente. Estavam sempre sobre o fio da navalha?, comenta.
Passados os anos de chumbo, muita coisa mudou e, na opinião do jurista, para melhor.