Alunos das escolas municipais de Curitiba vão a ter oportunidade de estudar temas científicos através de contos. As histórias foram escritas pelo belga Gunter Pauli, criador da Fundação Internacional Zeri (Zero Emissions Research and Iniciatives), que esta semana ministra cursos para 650 professores. Ele explica que nas 36 histórias, os docentes vão poder trabalhar assuntos diferentes com uma visão prática, de modo que possam relacioná-las com o dia-a-dia.

Os contos fazem parte do Projeto de Alfabetização Ecológica, desenvolvido pela Prefeitura de Curitiba desde 2000. Gunter explica que o projeto busca formar adultos com uma nova visão. O sistema econômico vigente não respeita as necessidades do seres humanos como a água, alimentação e a moradia. Para mudar a realidade, Gunter sugere que a criança aprenda a pensar de forma sistêmica. Isto significa que, para ela entender alguma coisa não deve-se isolá-la e sim colocá-lo num contexto mais amplo. Para isso, os contos servem como uma ótima ferramenta, já que são lúdicos e simplificam de modo prático os conceitos.

Ontem a Prefeitura lançou mais dois cadernos do projeto de Alfabetização Ecológica: Resíduos Sólidos I – O lixo na história do Homem e o Resíduos II – Alternativas de solução. Os materiais vão servir de subsídio para os professores. Os dois primeiro cadernos referem-se à água e à vida no planeta e o outro contém a fundamentação teórica do projeto.

O secretário municipal de Educação, Paulo Schmidt, explica que o projeto ajuda a criar novos ambientes para a aprendizagem e nele o desenvolvimento sustentável ganha destaque. Os alunos aprendem como a natureza funciona e como ela é modificada por hábitos humanos. Cada escola desenvolve um projeto diferente de acordo com a sua realidade.

A Fundação Zeri estuda e difunde idéias sobre como eliminar o desperdício, criar mais empregos e aumentar a produtividade. Gunter veio ao Brasil para participar como convidado do evento Diálogos para um Brasil Sustentável”, promovido pelo Ministério do Meio Ambiente.

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