Mais 20 escolas da Região Metropolitana de Curitiba começaram 2014 com obras de reparos e melhorias. O pacote faz parte do Programa de Recursos Descentralizados, pelo qual cada escola recebe do Governo do Estado até R$ 150 mil para obras prioritárias. A Secretaria de Estado da Educação já repassou o recurso para as escolas, que ultrapassam os R$ 2 milhões.

continua após a publicidade

São beneficiados pelas obras os municípios de Almirante Tamandaré, Pinhais, Campo Magro, Cerro Azul e Adrianópolis, Piraquara, Campina Grande do Sul, Doutor Ulisses e Colombo. Os trabalhadores contratados para a obra são da própria região, bem como a aquisição de materiais é feita no comércio local. “Isso ajuda a movimentar a economia dos pequenos municípios, beneficiando a comunidade, desde os pequenos empresários, os comerciantes e trabalhadores”, disse Sergio Ferraz, chefe do Núcleo Regional de Educação da Área Metropolitana Norte.

A própria comunidade escolar, junto com a direção, funcionários e alunos decidem onde o dinheiro será aplicado. No Colégio Estadual Guaraituba, em Colombo, uma comissão formada por funcionários, pais e alunos acompanha as obras.

“Eu me sinto privilegiada por acompanhar a mudança que a escola está passando. É muito bom saber que a minha filha vai estar estudar em uma escola com conforto, não apenas na parte educacional, mas também na estrutura”, disse Silmara Wdicny, que participa da comissão.

continua após a publicidade