Escolas adotam turno intermediário

A superlotação das escolas estaduais no Paraná não está se limitando apenas ao alto número de alunos por sala de aula. Cerca de 30 escolas da rede estadual estão tendo que adotar o turno intermediário para poder atender a demanda. Os quatro turnos se dividem das 7h às 11h, das 11h às 14h30, das 14h30 às 18h30 e das 19h às 23h. Com a medida, as escolas não conseguem atender o número mínimo de quatro horas de aulas diárias para todos alunos determinado pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação, obrigando alguns a assistirem aulas aos sábados.

De acordo com o presidente da APP/Sindicato, José Lemos, o Estado ocupa a incômoda 5.ª posição no ranking nacional de alunos por sala de aula, em alguns locais com até 45 alunos por sala. Recentemente, o governador Roberto Requião vetou um projeto de lei que previa limitação de alunos por sala, argumentando que o projeto não previa um cronograma para a implantação da lei. "Já temos a garantia de 20 deputados para a reapresentação do projeto, mas dessa vez ditando o tempo necessário para a medida ser implantada", afirma Lemos.

Para resolver a questão, a superintendente da Secretaria de Estado da Educação (Seed), Yvelise Freitas de Souza Arco-Verde, garante que o órgão já está construindo mais salas e até unidades, sendo a adoção dos quatro turnos uma medida extrema e pontual. Na Fazenda Rio Grande, onde a situação é mais grave, até o fim do ano devem ser entregues mais duas unidades. "Concordamos que isso não é o ideal, mas precisamos trabalhar dentro das nossas limitações", explica a superintendente.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo