As mães dos alunos da Escola Pedro Apóstolo, em Curitiba, tiveram ontem uma homenagem diferente. Elas foram ao cinema e assistiram a um filme muito especial. Embora fosse amador, as histórias, poesias e músicas que apareceram na tela emocionaram mais do que qualquer superprodução do cinema. A explicação para isto está nos atores: os próprios filhos.
As mães chegaram ao cinema acompanhadas dos filhos, pensando que juntos assistiriam um filme qualquer. Mas quando as luzes se apagaram viram, na tela, os próprios filhos estrelando uma homenagem toda especial. Sandra Sandrini, mãe da pequena Letícia, 8 anos, ficou emocionada com a história narrada pela filha. "Era sobre alguns anjinhos que iam nascer, mas estavam preocupados, porque não sabiam como se virar na terra. Quem ia ajudá-los a aprender a andar, falar, amar… A todo instante Deus dizia que outro anjo ajudaria a enfrentar todos os problemas da vida e o nome do anjo era: mãe. Fiquei feliz em ver minha filha na tela do cinema e emocionada", disse.
Sônia dos Santos, mãe de Rafael dos Santos, 10 anos, também não escondia a emoção de ver o filho recitando uma poesia. "Foi uma linda homenagem", disse. O filho também gostou. "É uma boa recordação para guardar para o resto da vida", conta.
A diretora da escola, Dircea Paschoal, conta que todo os anos a escola procura fazer uma homenagem diferente para as mães e este ano resolveu chamá-las para uma sessão de cinema. Cada turma prestou uma homenagem diferente que incluíram músicas, poesias e peças teatrais, além de depoimentos espontâneos. "Deixamos eles brincarem a vontade e fomos pedindo para que falassem sobre o que sentiam pelas mães, contassem alguma história que viveram juntos", falou a diretora. Os 149 alunos da escola prestaram homenagem em uma sessão de 50 minutos. Após as apresentações, as mães ganharam um CD com o filme protagonizado pelos filhos.