A Escola Rural Municipal Presidente Bernardes, no Bairro dos Moreiras, em Tamarana, Região Norte, propôs uma maneira pouco convencional para discutir o calendário do próximo semestre. Pais e filhos, professores e extensionistas, num total de 250 pessoas chegaram bem cedo ao pátio da escola da fazenda agrícola para cumprir um dia de programação especial, organizado em forma de ação pedagógica e voltado à promoção das famílias que moram na própria comunidade rural.
Dessa interação programada, saiu o calendário de atividades para o segundo semestre. Novidades como estas estão ocorrendo desde 2002 e continuam em pleno funcionamento, numa parceria da Prefeitura Municipal, Universidade Norte do Paraná – Unopar e Emater-Paraná, empresa do governo do Estado, vinculada à Secretaria da Agricultura e do Abastecimento.
A proposta da escola é proporcionar ensino formal em tempo integral no campo, com a participação ativa dos pais, que acompanham a aprendizagem dos filhos e recebem orientação técnica agronômica. Todos tomam café e almoçam juntos, mas com atividades separadas. Enquanto as crianças têm recreações orientadas, os pais participam de salas especiais, tomando conhecimento de temas como meio ambiente, organização rural, auto-estima, oficina de dinâmica social e produção agrícola.
Inédita
A iniciativa tamaranense não é inédita no País, embora a professora Adriana Regina de Jesus, do Curso de Pedagogia da Unopar, garanta que a formatação desenvolvida para esta escola cumpra os objetivos de formação da família rural, onde a literatura e os casos existentes são poucos e de difícil localização, daí tornando-se uma potencial base de estudos e de teses acadêmicas.
Como docente de futuras pedagogas, ela incentiva 17 alunas que atuam como estagiárias nessa escola, para a formulação de novos conhecimentos do contexto rural na aprendizagem familiar, que contribuam na formação dos oito professores municipais lotados ali e que façam seus projetos de conclusão de curso levantando em conta as questões da escola e da comunidade. Uma das metas é divulgar o que está sendo feito nessa escola rural para dentro da universidade e “atrair a participação dos outros cursos, formando um corpo acadêmico de contribuição multidisciplinar” acena Adriana de Jesus.
A idéia inovadora da criação da Escola Rural Municipal Presidente Bernardes foi apresentada pelo chanceler da Unopar Marco Antônio Laffranchi à Prefeitura e à Emater, como forma de integrar os produtores e trabalhadores da comunidade do Bairro dos Moreiras e centralizar nela, os alunos das cinco escolas rurais existentes e que na oportunidade de sua inauguração, em 4 de março de 2002, foram desativadas.
Hoje, com pouco mais de um ano de funcionamento, seus oito professores atendem 156 alunos da pré-escola e do ensino de 1.ª a 4.ª série, que ficam em atividades multidisciplinares, inclusive de computação e leitura na biblioteca, das 8h às 16h, nas seis salas de aula e se alimentam no refeitório de 2a a 6a feira com café da manhã, almoço e café da tarde, preparados na própria cozinha da escola.
Vestibular da Tuiuti começa às 14h de hoje
A Universidade Tuiuti do Paraná (UTP) promove hoje as provas do vestibular de inverno da instituição, no campus Sydnei Lima Santos (Barigüi), em Curitiba, das 14h às 19h. O fechamento dos portões será às 13h45, mas a Comissão do Vestibular pede que os candidatos antecipem a sua chegada para evitar atrasos. Cerca de 2.100 candidatos disputam 1.700 vagas em 28 cursos de graduação nas áreas de humanas, exatas e biológicas.
São três modalidades de cursos superiores reconhecidas e aprovadas pelo Ministério da Educação, que estão sendo oferecidas: cursos de graduação, cursos seqüenciais e cursos superiores em tecnologia. A exemplo dos anos anteriores, o concurso é vocacional e permite ao candidato optar por incluir a nota do Enem no resultado final.
A divulgação dos aprovados acontece na próxima quarta-feira, 18, às 14h no campus Sydnei Lima Santos. A lista dos novos calouros também estará disponível no site da UTP (www.utp.br) a partir das 18h.